Algumas técnicas de PNL podem ser bem eficazes para mudança de padrões de pensamento e comportamento, fazendo com que as pessoas tenham uma nova visão da realidade que as cerca, dando oportunidade de conseguirem conquistas melhores na vida e também de se apreciarem mais como seres humanos.
Você não precisa começar um curso de PNL rapidamente para sentir a efetividade que alguns exercícios simples podem trazer para o seu dia-a-dia, veja 5 técnicas que podem ser aplicadas a partir de agora.
5 Técnicas de PNL
1 – Fogging
O termo em inglês, significa “enevoamento”, ou seja “embaçar” uma situação para tirar o foco e achar novas soluções. Geralmente, essa técnica é aplicada em situações de conflito quando duas pessoas estão discutindo ou tendo divergências.
Para aplacar os ânimos e quebrar uma possível violência ou frustração apenas mude o assunto, sem grosseria, com frases como: “O que você gostaria que eu fizesse para melhorar a situação ?” ou, “O que você acha que posso mudar para ser mais efetivo nesse processo ?”, dessa forma o foco de “tensão” se quebra e uma nova perspectiva pode ser alcançada no trâmite.
2 – Swish
Essa técnica permite às pessoas mudarem seus pensamentos e comportamentos prejudiciais por outros mais saudáveis e efetivos nos resultados que desejam obter. Basicamente você escolhe uma imagem ou sensação boa, em contrapartida às sensações ou imagens ruins que lhe causam mal estar.
Tente reconhecer o padrão de mal estar, antes dele se instalar, e imediatamente pense na imagem ou sensação boa que você escolheu, mescle as duas imagens (boa e ruim) até que a ruim desapareça, quando isso acontecer, imagine um “swish = assobio” para determinar a mudança do ruim para o bom.
3 – Saindo da depressão
Quando sentir-se deprimido ou desanimado, mantenha sua espinha ereta, respire profundamente preenchendo completamente o diafragma, coloque os ombros para trás e olhe para cima, ensaie um sorriso mesmo que for tímido. Movimente o corpo algumas vezes da forma que desejar. Perceba que seu estado de alerta muda com essa simples mudança de postura que envia ao cérebro o alerta de “fique ligado, anime-se”.
4 – Metáforas
O uso de metáfora para designar processos de doenças ou mal estar físico tem se mostrado muito eficaz em determinados casos de cura de doenças crônicas. A técnica se baseia em explicar as sensações de dor ou desconforto que a pessoa possa estar sentindo de uma maneira alegórica, utilizando situações até mesmo bizarras para explicar as sensações.
Nossa mente capta tudo o que falamos verbalmente e entende como algo a ser executado, assim se você disser que sente “como se abrissem uma estrada em suas costas” quando está com dores lombares, provavelmente deixará de sentir dor a hora que imaginar que a estrada já foi concluída.
5 – Círculo de excelência
Imagine um tempo de sua vida onde sentiu-se completamente confiante. Sinta novamente essa confiança e quando isso acontecer, imagine um círculo ao seu redor desenhado no chão. Preencha esse espaço com a cor e sons que desejar, quando estiver sentindo-se no máximo da confiança, saia do círculo e interrompa o pensamento com algo externo.
Entre novamente no círculo e perceba se volta a sentir-se confiante novamente, se sim você conseguiu criar uma âncora para esse sentimento, se não, repita novamente a experiência desde o começo até obter o resultado desejado.
Experimente uma dessas técnicas e veja como sua mente é poderosa.