Espelhamento – Toda Criança Nasce Sabendo PNL

Espelhamento – Toda Criança Nasce Sabendo PNL

Aconteceu algo muito interessante que eu quero compartilhar com você. Eu verdadeiramente percebi como toda criança nasce sabendo PNL.

Em algum momento da nossa vida a gente perde isso! Você nasceu sabendo PNL. Ontem eu estava almoçando num restaurante aqui perto com minha esposa e a minha filha, Vitória de 02 anos e oito meses, e tinha uma mesa do lado com uma criança de 03 anos e ela começou a fazer umas caretas e olhar pra mesa do lado e comia batata e dava risada.

O que ela estava fazendo? Toda vez que o menino do lado comia uma batatinha ela comia uma batatinha. O menino fazia uma careta ela fazia uma careta igual, o menino dava risada, ela dava risada também! Ela estava espelhando o menino, estava fazendo rapport com ele. E ela tem só 02 anos e oito meses!

Foi curioso que depois de dez minutos eles já estavam brincando, correndo, fazendo roda roda. O menino veio pegou ela pela mão e levou embora, ai meu Deus do céu! E hoje a gente encontrou eles na praia aqui, eles são os melhores amigos, dividem a piscininha e correm e brincam, é um barato!

Você sabe que, uma das técnicas mais básicas da Programação Neurolinguística é o rapport, que é o espelhamento. Eu ouço muita gente falando: “Poxa vida André, mas e se eu começar a fazer o espelhamento e a outra pessoa perceber? Ela vai achar que eu estou querendo manipular ela! ”

Nada disso! Eu juro que eu não ensinei rapport pra minha filha, obviamente que eu aplico PNL com ela, é intuitivo isso do ser humano!

E a gente perde isso, sei lá…vergonha ou timidez! Um monte de bobagem na cabeça!

O rapport, não é uma técnica simplesmente de manipulação, persuasão ou aquela coisa negativa. Não! Rapport é igual faca, ela pode ser usada pra cozinhar e pode ser usada por assassinos também. O rapport pode ser usado da melhor maneira possível, e deve ser usado pra se conectar com as outras pessoas. Não só pra influenciar!

Foi interessante ver porque minha filha estava espelhando o menino e de repente eu comecei a reparar que o menino já estava espelhando ela. Aquela coisa do acompanhar e conduzir, ela acompanhou e de repente estava até conduzindo também!

Você veja que a PNL é muito simples, é muito intuitiva.

Se você ainda não conhece PNL, se ainda não está familiarizado com o tema, eu espero que você se aprofunde nisso porque é muito bom e muito interessante!

Se você ainda não assinou o meu Canal do Youtube ou ainda não está na minha lista, inscreva-se agora!

Um forte abraço!

André Sampaio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.