PNL para timidez funciona ? Veja como a PNL pode te ajudar a vencer a timidez

Existem pessoas que sentem-se tímidas quando precisam se dirigir para uma platéia, isso é completamente normal, porém outros indivíduos sentem tanta timidez que não conseguem travar relacionamento nem com as pessoas mais próximas. Quando a timidez atrapalha a vida cotidiana é preciso fazer alguma coisa para soltar-se um pouco e conquistar o lugar ao sol.

A PNL pode ajudar a melhorar a timidez e fazer com que o indivíduo sinta-se mais confiante ao se dirigir a um público grande ou a apenas uma pessoa. Faça o exercício abaixo, pelo menos 4 vezes ao dia, sendo que uma deve ser logo ao acordar e a outra antes de dormir.

Programação neurolinguística timidez – auto-sugestão

Nosso inconsciente é infinitamente mais poderoso que nosso consciente. Nossa memória de longo prazo “ganha” todas as vezes que tentamos realizar coisas novas e nos lembramos de experiências negativas do passado, a timidez pode estar associada a eventos onde a pessoa foi ridicularizada por expressar sua opinião em público ou se foi muito censurada pelos pais quando se manifestava de alguma forma.

O inconsciente guarda esses momentos de censura e transforma em travas para a comunicação.

Exercício de auto-sugestão para a timidez

Encontre um local onde possa estar sem ser interrompido e sem nenhum tipo de barulho que desvie a atenção.

  • Deite-se ou sente-se confortavelmente. Afrouxe cinto, colarinho, gravata e qualquer coisa que possa causar desconforto.
  • Para assimilar melhor as frases que serão trabalhadas é preciso fazer com que o cérebro fique no estado alfa, que é aquele de quando estamos começando a adormecer. Para conseguir isso conscientemente faça o exercício de respiração: Respire profundamente e, quando soltar o ar, visualize e repita mentalmente o número 3, três vezes. Respire novamente profundamente e, quando soltar o ar, visualize e repita mentalmente, o número 2, três vezes. Respire outra vez profundamente e, quando soltar o ar, visualize e repita mentalmente, o número 2, três vezes. Após fazer isso, sua mente já estará em estado alfa.
  • Repita em voz, em tom não muito alto, a seguinte afirmação: “EM QUALQUER MOMENTO, E DIANTE DE QUALQUER PESSOA, ME EXPRESSO CLARAMENTE, COM CONFIANÇA E TRANQUILIDADE”. Repita isso, pelo menos, seis vezes e termine o exercício.

Considerações sobre o exercício

  • Se perceber que tem facilidade para adormecer, faça o exercício sentado.
  • A respiração deve ser bem profunda, diafragmática e, quando soltar o ar, faça-o lentamente.
  • A frase não precisa ser exatamente essa, é um exemplo de texto para o tema timidez, perceba que poderá fazer esse exercício para qualquer outra dificuldade que tenha em sua personalidade. Caso sofra de timidez com uma pessoa específica, pode usar o nome dessa pessoa na afirmação.
  • Em nenhum momento, afirmamos que a timidez seja uma doença ou anomalia que precisa de cura, apenas sugerimos um exercício para melhorar a comunicação das pessoas que têm dificuldade para se expressar.

O estado alfa é o melhor momento para aprender e se auto-sugestionar, é possível fazer qualquer tipo de afirmação estando em alfa e conseguir resultados positivos surpreendentes com apenas alguns dias de exercícios.

1 comentário


  1. Muito bom o exercício, de grande ajuda e valia.

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