Maus Hábitos – Como Eliminá-los?

Como Eliminar Maus Hábitos

 Recentemente eu soltei um vídeo no meu Canal do Youtube  que era “Como Instalar um Novo Hábito”, esse vídeo foi bem aceito, muito visto e muito comentado e um dos comentários foi sobre como deixar de ter um mau hábito. O que fazer com os maus hábitos?

É muito simples eliminar os maus hábitos mas tem uma pegadinha aí. Você não elimina completamente o mau hábito, você simplesmente deixa de usar e o caminho neural que leva pra esse hábito, vai perdendo a utilidade e se atrofiando. Tudo aquilo que você não usa você perde.

Imagina uma trilha no meio do mato e todo dia você vai lá e segue essa trilha, vai e volta. Você tem um acampamento e tem que buscar água cinco vezes por dia, então vai buscar água e volta pelo mesmo caminho. Depois de alguns dias esse caminho vai ficar já aberto, não é tão mais mato, vai ter uma trilha lá e quanto mais percorrer mais aberto ele vai ficar. Se por acaso você parar de usar essa trilha e achar uma outra, essa trilha tende a fechar o mato começa a tomar conta.

Então, pra eliminar um mau hábito você simplesmente tem de parar de usar ele, usando um novo. Mas qual é grande pegadinha?

Normalmente a gente fala assim…ah! Eu tenho o mau hábito de comer demais, vou parar de comer, vou eliminar a comida! Vou parar de fumar e entrar na Academia! Vou entrar numa dieta e tudo mais…

Só que, o que acontece? O pressuposto da Programação Neurolinguística é que, todo o comportamento tem por trás dele uma intenção positiva. Por mais que você saiba que comer demais é ruim pra você ou qualquer coisa que é um mau hábito, que quer deixar de fazer e você faz, é porque existe alguma intenção positiva ele tá atendendo alguma necessidade sua, talvez no caso do cigarro seja porque você se conecta com você, está refletindo ou então é o momento que você deixa de comer pra perder a fome ou é o momento que você se socializa com outras pessoas, então o que acontece?

Percebe que existe uma intenção positiva, tem um ganho secundário quando você pratica esse mau hábito. O que é muito comum acontecer é você dizer…. Nunca mais vou fazer isso! Mas, você não coloca uma outra coisa mais saudável que substitua esse mau hábito no que diz respeito a intenção positiva e a necessidade que ele atende. No caso do cigarro, se ele atende a necessidade de socializar, de se conectar com você mesmo e você simplesmente corta o cigarro vai ter uma necessidade reprimida na qual   não foi atendida.

Esse é o grande problema de simplesmente cortar um hábito pela raiz. Se você quer eliminar um mau hábito, substituindo por um outro, você tem que ter em mente que o novo hábito tem que atender as mesmas necessidades, tem que satisfazer as necessidades que o mau hábito satisfazia.

Você fazendo isso, vai conseguir com muito mais facilidade trocar o mau hábito, lembrando que, você deve trocar por um hábito melhor e aquele tende a ficar esquecido. A trilha fica mais fácil de trilhar quando você abriu ela do lado, e se atende a tua necessidade você vai conseguir manter ela e vai durar.

É isso aí, espero ter te ajudado hoje, e agora se você gostou desse conteúdo tem três coisas pra fazer: você pode me ajudar, ajudar o google a saber que esse conteúdo é relevante, que ajuda as pessoas e ajudar o google a distribuir essa mensagem pra mais gente.

Você pode comentar e indicar pra outras pessoas que possa se beneficiar desse conteúdo.

Se ainda não está inscrito no meu Canal do Youtube (www.youtube.com/superandoseuslimites) inscreva-se!

E eu estou soltando pelo menos uma vez por semana um vídeo novo.

Aqui você pode se cadastrar na minha LISTA VIP – Deixe o seu e-mail pra receber os meus conteúdos falando muito sobre Programação Neurolinguística pra você atingir resultados melhores na sua vida e superar seus limites.

Obrigado e até a próxima!

André Sampaio

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.