Como Alcançar a Excelência Rápido

Como Alcançar a Excelência Rápido

Eu quero compartilhar com você o que eu penso ser a forma mais fácil e mais rápida, um atalho pra alcançar excelência em qualquer área que você queira.

Eu considero que existem dois passos pra você chegar na excelência. Primeiro você precisa modelar quem já atingiu a excelência, você vai ter um atalho muito grande porque não vai ficar batendo cabeça, você vai pegar aquilo que já funciona, vai aprender com quem já fez e já chegou lá e modelar que é a essência da Programação Neurolinguistica que é a modelagem. O que é modelagem? É você observar o que está funcionando, que já está produzindo resultados excelentes, observar esse comportamento, mapear esse comportamento, mapear os processos que fazem o comportamento ter o resultado que tem. Então, uma vez que você conseguir modelar esse comportamento de excelência, você vai ser capaz de aplicar ele na sua vida.

Mas, não é da primeira vez que você modela e sai fazendo que a coisa vai acontecer naturalmente. Muito pelo contrário, você vai precisar de muita prática até você desenvolver habilidade. Obviamente que modelagem vai ser um atalho enorme, você não vai bater cabeça, fazer tentativa e erro, já sabe que aquilo funciona é só você ajustar e calibrar aquele comportamento, mas precisa fazer e praticar!

O Malcolm Gladwell no livro “Outliers” se não me engano foi traduzido como “Fora de Série”, ele fala muitas vezes no livro sobre a regra das dez mil horas. Ele fala que a fórmula do sucesso é você praticar 10 mil horas seja lá o que você tiver fazendo. Quando você fizer 10 mil horas você vai ser excelente naquilo que você faz, um expert.

Talvez com modelagem você não precise de 10 mil horas, mas precisa de muita prática. Por exemplo o Anthony Robbins é um cara que ele modela e ele pratica, por isso que ele é o que é! Fantástico, um comunicador, um Palestrante…eu faço coach de intervenção estratégica com ele e é incrível as intervenções porque ele praticou muito! É uma ação massiva!

Ele conta que no começo da carreira dele ele tinha 20 anos de idade e ele foi fazer o curso de Programação Neurolinguística com Bandler e Grinder e era um curso longo de 06 meses ou 01 ano e logo no começo nem esperou se formar e queria aplicar em todo mundo que ele via na rua porque ele queria aprender e não só ficar na teoria. Lembra do Wyatt Woodsmall que eu contei? Aprendizado é igual mudança de comportamento. Pois é, o Wyatt Woodsmall foi mentor do Tony Robbins, provavelmente ele aprendeu isso com o Wyatt Woodsmall, então ele saia pra aplicar automaticamente, aplicava muito! Quando ele decidiu ser um Palestrante Motivacional, um comunicador excelente, primeiro ele olhou, foi modelar as pessoas que já eram grandes Palestrantes… Jim Rohn que foi mentor dele também. E quanto tempo esse cara demorou pra ele chegar nesse nível de maestria?

Ah! Ele demorou cinco anos! Quantas Palestras ele dava por mês ou por semana? Ah! Ele dava duas Palestras por semana!

Bom, então ao longo de cinco anos que foi o que demorou pra chegar nesse nível ele deu sei lá…50 palestras ou 100 palestras!

Então ele fala assim… eu preciso dar 100 palestras e depois que eu der 100 palestras eu vou chegar nesse nível de maestria! Decidiu assim que ele ia dar 02 palestras por dia, porque assim em um mês teria feito o que um Palestrante comum faz em um ano!

Você percebe que não é à toa que ele é o que é! Então modelagem é o aspecto número um e prática massiva é o aspecto número dois pra atingir a excelência.

Outro modelo que eu tenho, que eu posso dar de exemplo é o Airton Senna, se você lembra, toda vez que tocava aquela musiquinha, narrado pelo Galvão Bueno, era demais…o Airton Senna era um cara fenomenal! Mas o que eu tiro dele? Eu gosto da história dele, ele não era assim porque simplesmente nasceu assim, ele treinava muito!

Eu ouvi uma história uma vez, que o Rubinho estava no começo da carreira e aí foi lá e conseguiu se classificar na Pole Position. Ele estava tão empolgado que ele foi 07:00 horas da manhã e estava lá treinando, quando chegou ele viu que o Airton Senna já estava lá treinando, ele perguntou…mas ele já tá treinando aqui? Pois é… ele vem todo dia 06:30 da manhã! Por isso ele era excelente! O que diferenciava ele dos outros Pilotos era correr em pista molhada e no começo da carreira dele, o ponto fraco dele era correr na chuva! Aquilo incomodava ele então, toda vez que chovia ele corria pra pista, corria pro treino pra ficar bom!

Esse é um comportamento se você quer modelar, pega aquilo que você é ruim, que você acha que você tem que melhorar e treina, treina, treina 10 mil horas como diz o Malcolm Gladwell, que você vai acabar sendo extraordinário assim como o Airton Senna se tornou na pista molhada!

Se você quer alcançar excelência você precisa de duas coisas:

Primeira: modelar, modela quem já fez

Segunda: Prática, muita prática. Todo dia você pratica!

Não espera que você vai conseguir no começo, vai dar errado, não vai ficar bom, mas com a prática você vai conseguir chegar lá!

Eu gosto de uma frase que fala: Sucesso é pular de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo!

Bom, a dica de hoje é essa!

E eu quero fazer aqui, um agradecimento devido a receptividade de vocês e sei que tem gente que me acompanha já faz um tempo, eu fico muito grato e feliz de saber que de alguma forma eu estou fazendo a diferença na vida de alguém!

Muito obrigado, de coração!

Para mais sacadas de PNL acesse:
http://bit.ly/ssl-vip

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.