Use o Poder da Alavanca a seu Favor

Você decidiu que quer começar a ginastica ou caminhada mais regularmente e decidiu começar hoje. Você vai para o trabalho e tem um acidente com um dos servidores do computador e você se da conta que terá que refazer um documento que você já tinha preparado… Quando você vai ao bar pra tomar seu café diário, você da uma trombada com alguém e espirra todo o café em você… Chegando exausto do trabalho você decide que talvez, você vai começar seu plano da ginastica só amanha…

Você tem problema em manter comprometimento com você mesmo? É fácil achar que o problema é simplesmente falta de forca de vontade, mas eu te falo, isso não resolve seu problema…

Achar maneiras que te force a fazer as coisas que você decide fazer e que vão te levar a ter a vida que você quer é um passo poderoso no sentido de buscar disciplina, motivação e melhorar sua autoconfiança.

Manter seu comprometimento pessoal pode ser difícil tendo em vista os desafios diários da vida. Quando você achar que força de vontade não é suficiente, você tem que usar uma força que eu chamo de “Alavanca” para empurrar aquele km adicional.

É a teoria da Alavanca! isso mesmo…

E Como funciona??

“Alavanca” é aquela forca adicional que deixa o “voltar atrás” mais difícil. Para maioria das pessoas pode ser necessário usar uma “Alavanca” para superar as barreiras psicológicas que fazem elas perderem o foco.

E quem cria essa “Alavanca” somos nós mesmos. Existem diferentes maneiras que você pode criar essa “Alavanca” e eu quero te mostrar 6 maneiras muito eficientes de fazer isso.

Sempre que você estiver preocupado em não conseguir ficar comprometido com alguma coisa… ou quando você quer desistir, criar essa “Alavanca” pode te ajudar a voltar a ter força e a seguir em frente com aquilo que você decidiu e que é importante pra você.

Vamos lá!

1) Escreva o seu Objetivo

Uma das maneiras mais fáceis de criar esse empurrão, essa Alavanca é deixar escrito aquilo que você esta se comprometendo a fazer. Escrever os seus objetivos e metas ao invés de só ficar pensando neles é muito eficiente porque é mais difícil você mudar sua cabeça e simplesmente achar que não quer mais fazer aquilo, ou ficar postergando. Parece simples demais né? Mas escrever seus objetivos triplica a chance de você realiza-lo com sucesso. Um objetivo escrito é um lembrete constante. Um simples pedaço de papel com a sua letra escrito também deixa bem claro o que você tem que atingir e fazer.

Ah e se você não está pronto pra escrever seus objetivos, então faça desse o seu primeiro objetivo! A primeira vez que eu comecei a escrever meus objetivos comecei a realizar mais tarefas em menos tempo e melhor, a favor daquilo que realmente me importava. É uma maneira incrível de aumentar sua produtividade! Escrever os objetivos produz essa “Alavanca” de que estamos falando, muito mais do que um simples objetivo traçado só na cabeça.

2) Defina a sua Motivação
O que te motiva para ir atrás do seu objetivo? Outro método fácil de criar essa alavanca é simplesmente definir sua motivação para atingir alguma coisa. Se você tiver “razões” suficientes você vai achar uma maneira de realizar o que quer que seja. Definir exatamente “porque” você vai fazer alguma coisa reforça quais são as recompensas e consequências daquela decisão.
Se você decidir abrir um negocio próprio por exemplo, se você souber o porque você quer aquilo, você também vai saber o que vai ganhar com aquilo e o que vai perder se não tiver aquilo. E isso vai criar mais motivação ainda dentro de você para ir atrás do seu objetivo.
Uma vez que você tenha seus objetivos já escritos, escreva ao lado de cada um o “porque” você quer ir atrás deles e quer aquilo para sua vida. O que você vai ganhar atingindo seu objetivo comparado com o que você vai perder se não conseguir atingir aquilo? Assim como o método 1, isso pode parecer simples demais para criar essa Alavanca mas aposto que poucas pessoas fazem isso. E eu te digo, o resultado é muito eficiente também.

3) Se comprometa com um familiar ou amigo

E se você não tem um familiar ou amigo que te da apoio? Te falo uma coisa: se não tem familiares ou amigos que te dão apoio ou que te desencorajam a crescer então reveja suas amizades… Eu sempre dou apoio para aqueles que querem dar um passo em busca de crescimento. Às vezes quando você se compromete com outra pessoa você se sente mais pressionado. E pressão definitivamente é uma ótima maneira de criar a Alavanca que não deixa você sair da linha e ir atrás do que se propôs.

4) Crie Compromissos de Curto Prazo

Em alguns casos a coisa mais difícil do processo de se comprometer com alguma coisa é o começo. E quando você se habituar a fazer esses compromissos menos força vai ter que fazer para começar. Se você fizer pequenos comprometimentos você fará isso mais vezes e vai se acostumar a esse processo mais facilmente. Isto é, não vai ser custoso começar esse processo porque vai virar um habito.
E além disso fica mais fácil de você cumprir tarefas quando são de curto prazo do que de longo prazo. Você fica mais motivado porque vê que é possível realizar a tarefa e atingir seu objetivo e a partir dai você pode se colocar outro “pequeno” objetivo.
O importante é você se mover em direção ao que quer para sua vida! Esse método de usar metas a serem cumpridas no curto prazo é excelente porque as vezes quando temos um objetivo de muito longo prazo não conseguimos começar ou depois de um período desistimos porque nos frustramos no caminho.

5) Dê uma recompensa a você mesmo.

Existem 2 sistemas que regem nosso organismo. Um é aquele que te deixa sem ação e o outro é aquele que encoraja a tomar uma ação. E você só vai tomar uma ação quando o sistema que te encoraja for maior do que o outro. Sua mente também funciona da mesma maneira. Como eu já expliquei algumas vezes pra quem me acompanha, todos nós somos guiados para ter prazer e evitar a dor. Sua mente sempre vai se basear nesses 2 aspectos para tomar uma decisão.
Quando você cria “recompensas” para si mesmo, você trabalha com o prazer, então sua mente entende que fazer determinada ação vai te gerar uma recompensa que te dará prazer.
Então, por exemplo, se você quer assistir seu programa de TV favorito mas o que você precisa mesmo é ir para academia, você poderia usar “assistir o seu programa” como sendo uma recompensa por você ir para a academia. Dá pra entender?? Isso pode te ajudar a ter a Alavanca para agir em pró do que você quer!

6) Use algum tipo de punição para você mesmo.

Na briga entre buscar prazer e evitar dor, evitar dor ainda ganha porque isso está ligado a nossa sobrevivência, que vem em primeiro lugar.
Conseguir ter R$1 milhão na conta é motivador, mas uma arma carregada apontada na sua cabeça é muito mais motivador. Já falamos em criar recompensas mas quando isso falhar, criar punições é o próximo passo. Faça isso, mas faça pra valer e você vai ver que funciona.
Vou dar um exemplo: Se você estipular que se não conseguir fazer o que tem que fazer durante a semana (por exemplo, ir atrás 3 de novos clientes durante a semana) você pode estipular que não poderá fazer o churrasco que você tanto gosta no fim de semana ou o programa que seja que te de muito prazer. E se não conseguir fazer isso sozinho, peça ajuda para quem está próximo de você. Eu conheço uma pessoa que deixa um cheque de R$ 400 com o primo dele e se caso ele não cumprir suas tarefas semanais o combinado é que o primo pode depositar o cheque…
Crie a sua própria punição…

Como você possivelmente notou, cada um desses 6 dicas cria e deixa a “Alavanca” muito mais poderosa para você conseguir alcançar seus objetivos e ir atrás do que você quer a sua vida.

Alias, esse tem que ser seu maior objetivo…conseguir ter a vida que você quer viver.

Use sempre isso! Como sempre falo: Você tem que jogar a seu favor!

Muita gente usa como desculpa: Ah… mas me falta força de vontade…” E eu te falo: força de vontade é realmente uma força que ajuda mas não é um pré requisito!

Usando o poder da “Alavanca” você pode drasticamente suplantar a briga da sua mente entre dor e prazer e realmente tomar uma ação em direção ao que você quer.

Saia de uma vez por todas do ciclo de não cumprir aquilo que você se compromete… Sabe aquela dieta que você queria fazer e começa toda segunda-feira ou aquele negocio próprio que você queria abrir que está parado na sua cabeça há anos, aquele emprego que você queria e nunca mandou seu currículo… e por ai vai…

Use o poder da ALAVANCA!!!

7 Comentários


  1. Parabéns pelas publicações. Fico no aguardo de novos materiais. Forte abraço e sucesso!

    Responder

  2. NOSSA QUE ARTIGO MOTIVADOR ADOREI ,APÓS A LEITURA DO MESMO FIQUEI MUITO FELIZ.

    PARABÉNS , AGUARDO OS PROXIMOS.

    Responder

  3. OLA ANDRE TUDO BOM COM VOCÊ . MAIS UMA VEZ VOCÊ COLOCA , ALGO PRA NOS PENSAR E REFLETIR . SABE DE UMA COISA ANDRE QUANDO UM DOS OBSTÁCULOS NOS DERRUBAM , RECLAMAMOS , NÃO SAIO DAQUI MAIS , NÃO QUERO VER MINGUEM , TEM VERGONHA DE ENFRENTAR A VIDA . DAI VEM OS AMIGOS DE VERDADE COM SUA ALAVANCA DE ANIMAÇÃO , MOTIVAÇÃO E CONSEGUE RETORNAR TUDO VALEU PELA MATÉRIA ANDRE ABRAÇO AMIGO

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.