10 passos para mudar comportamentos indesejados

Técnica Swish Pattern

Vou compartilhar com você uma técnica muito simples, muito eficaz pra eliminar, alterar, mudar comportamentos e hábitos indesejados, e também pensamentos negativos, aquelas imagens que muitas vezes vêm na nossa cabeça e ficam lá atormentando. É muito simples. É como substituir essa imagem e substituir comportamentos negativos por positivos, é a Técnica Swish Pattern.

– Primeiro passo é identificar o problema. Vamos falar aqui de dois problemas. Um é roer unha e o outro é comer compulsivamente.

– Segundo passo, identificar a “Imagem Pista”.

“Quando eu sei que vou ter esse comportamento? ”. Em que situação você tem o comportamento negativo, problemático?

Após esse questionamento, imagine o que você vê, sente ou escuta logo antes de ter o comportamento.

No caso de roer unha, automaticamente, tem o movimento da mão vindo pra boca, isso é uma “Imagem Pista”; uma “Imagem Pista” no caso de comer compulsivamente, pode ser o ato de abrir a geladeira, ou minha mão puxando a porta do armário, da dispensa, é “Imagem Pista”.

– Terceiro passo, identificar duas submodalidades dessa imagem pista.

As mais comuns da imagem são: tamanho e brilho. Qualquer que seja a submodalidade, você tem que testar ela. Se a imagem pista é o movimento de levar a mão a boca pra roer a unha e torna-la maior e mais brilhante, ela vai intensificar a sensação? “Sim”. Então legal! Essa é a submodalidade que você vai trabalhar.

Faça essa imagem muito clara da “Imagem Pista”, grande e brilhante. Agora coloca ela de lado e vai para o próximo passo.

– Quarto passo: “Quebrar Estado”.

Quando a gente tá trabalhando, por exemplo, com “Imagem Pista”, a gente está em um estado. Pra quebrar o estado, basta fazer uma pergunta, pensar em qualquer outra coisa, por exemplo, uma tela branca como a de um cinema onde o filme não tenha começado ainda. Pronto, já quebrou o estado. Se eu te perguntar o que você comeu no café da manhã hoje e você parar pra lembrar, pronto, já quebrou o estado. Qualquer coisa que mude o seu foco.

– Quinto passo: criar uma imagem do estado desejado.

Quando você tiver superado esse problema, esse comportamento ou quando você não tiver mais esse hábito, você substituir esse hábito ruim por um hábito bom, ou quando você eliminar os pensamentos ruins, imagens que ficam te atormentando, o que você quer colocar no lugar, quais imagens você quer colocar no lugar?

O Tony Robbins tinha o hábito de roer unhas a ponto de atrapalhar seus negócios: “Poxa, eu quero ser uma pessoa bem-sucedida, um homem de negócios, e roer unha não combina! ”. Então ele criou uma imagem do estado desejado dele, bem-sucedido em todos os sentidos e sem roer unha.

Tem que ser uma imagem motivadora.

Se você tem maus hábitos alimentares, faça uma imagem de como você quer estar depois, por exemplo, magro, malhando, fazendo esportes, curtindo, tendo prazer.

Tenha essa imagem muito clara, definida, muito nítida e coloca ela de lado. Aí você também quebra o estado: “O que você comeu no almoço de hoje? Não almoçou ainda, onde vai almoçar? ”… Bacana, quebrou o estado.

– Sexto passo é o “Swish”.

Pegue aquela imagem ruim que você deixou de lado, a “Imagem Pista” do passo dois, e coloque diante de você, bem grande, diante do seu rosto e pega também a imagem do “Estado Desejado” que também estava de lado e coloca ela bem distante de você, bem pequenininha, bem longe.

Então, a imagem ruim bem na sua frente e a imagem desejada muito distante. O que fazer?

De olhos fechados você vê a sua imagem desejada vindo de forma muito rápida, com muita força na direção da imagem ruim e quando há o encontro das duas, a imagem ruim é despedaçada, ficando somente a imagem do estado desejado.

É interessante você fazer esse movimento de olhos fechados e com as mãos. Uma mão diante do seu rosto, representando a imagem ruim e a outra mão mais distante representa o estado desejado. Faça também um ruído no momento da ação como por exemplo: “swish” ou “woosh”… e faça o movimento rápido. Abra os olhos…, de novo. Repita isso algumas vezes, quatro, cinco, nove até dez vezes.

Feito isso, quebre o estado.

Sempre que estiver vivendo essa situação da “Imagem Pista” (mão indo pra boca; mão abrindo a geladeira; etc…), automaticamente você vai trazer a sua imagem motivadora, do seu “Estado Desejado”, e isso funciona!

Aí, você faz um “Ponte para o Futuro”. Em uma situação qualquer, se surgir a “Imagem Pista”, como vai ser? Você vai sentir se funcionou.

Se não funcionou, não ficou legal ainda, a imagem não está vindo, você não está motivado, por exemplo, pensando em abrir a porta da geladeira não te dá uma vontade de malhar, ir pra academia, fazer abdominal, etc… ou você não achou a “Imagem Pista” certa ou você não criou um “Estado Desejado” bastante motivador ou você não fez um número suficiente de repetições.

Mas faça isso e depois me conta como foi o resultado, legal?

É isso, Técnica Swish Pattern. Se você gostou dessa técnica, quer entender melhor ela, saber no detalhe, eu preparei um PDF, explicando cada passo detalhadamente.

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Valeu, até a próxima!

André Sampaio

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