Você Sabe Aprender ou só Pensa que Aprende?

SSL#12 – VOCÊ SABE APRENDER OU SÓ PENSA QUE APRENDE

Opa, aqui é o André Sampaio, do Superando Seus Limites e do CONAPNL. E esse é um vídeo rápido, para te passar uma sacada, um aprendizado, uma grande distinção que eu fiz e que fez toda a diferença na minha vida, no meu aprendizado.

Eu aprendi isso com o Wyatt Woodsmall, que é um dos meus mentores, possivelmente vai ser um dos palestrantes desse segundo CONAPNL. Ele teria sido do último se não tivesse passado por alguns problemas de saúde, mas nesse parece que está tudo certo que ele vai mandar uma palestra para a gente para ensinar um pouquinho para a gente.

O Wyatt Woodsmall, para você ter uma ideia, foi a primeira pessoa certificada a certificar trainers, a formar trainers em PNL. Imagina: antes eram o Richard Bandler e o John Grindler. E eles certificaram o Wyatt Woodsmall em primeiro para formar outros treinadores de programação neurolinguística. Ele é um cara superespecialista em modelagem e é fantástico, fantástico. E o que ele me ensinou, e que eu aprendi com ele, foi a seguinte distinção: aprendizado é igual a mudança de comportamento.

Durante a minha vida toda, eu sempre estudei muito, sempre gostei de estudar muito, aprender muito, ler muito. Só que eu tinha um problema: eu acumulava o conhecimento e não usava, não aplicava. Eu lia, aprendia, estudava, fazia anotações nos livros, nos cadernos, riscava, sublinhava, lembrava tudo, “Ah, isso aqui está no livro tal”, mas não aplicava.

E talvez, muito provavelmente por insegurança, e por estar na zona de conforto, eu não colocava em prática aquilo que eu aprendia. Ou colocava muito pouco em prática. E isso, segundo o Wyatt Woodsmall, não é aprendizado, não é aprender. Você só realmente aprende quando muda o seu comportamento.

Se você sabe de alguma coisa e não mudou, você não fez nada de diferente, você não agiu de uma forma diferente, você não aprendeu nada. Isso vai ao encontro daquela frase “Feito é melhor que perfeito”. Eu gosto também do “80% está pronto”. Por que muitas vezes a gente fica pensando, é até um mecanismo de auto sabotagem: “Não, quando eu estiver pronto, estiver melhor, eu vou fazer.

Quando eu estiver em um estado mais de excelência, eu vou começar a agir”. E não tem como chegar a um estado de excelência, não tem como você ficar bom se você não começar ruim. Imagina uma criança se ela falar “Eu só vou andar quando eu já conseguir sair correndo”. Ela não teria andado, ela nunca iria correr.

Ela iria ficar sempre se rastejando, sempre engatinhando. Mas ela tenta, e cai. E tenta andar de novo, e cai de novo. E cai. E cai. Até que fica bom e ela sai andando. Todo mundo faz assim. A gente faz assim, você provavelmente aprendeu a andar dessa forma. Eu acredito que você não saiu andando ou ficou só lá esperando o momento certo em que você estaria pronto para sair andando.

Você tentou muito, caiu muito antes de sair andando realmente. Então aprendizagem, aprendizado é mudança de comportamento. Então tudo aquilo que você achar que está aprendendo ou quiser aprender, aplica. Coloca em prática. Mesmo que não esteja perfeito, não esteja certo, com certeza não vai estar certo da primeira vez.

Mas se você não fizer errado da primeira vez, não tem como fazer certo. É fazendo muitas vezes errado que você vai chegar no certo, que você vai chegar na excelência. Se é que é isso o que você quer. Talvez você não precise ser excelente, basta ser bom em alguma coisa já é suficiente.

Você não precisa ser excelente em tudo. Então é isso aí, essa é uma distinção superimportante: Aprendizado é igual a mudança de comportamento. Leva isso com você, pensa sempre nisso quando você estiver aprendendo alguma coisa. Aprendeu alguma coisa nova? Ótimo! O que é que eu posso fazer neste momento?

De que forma eu posso agir para mudar o meu comportamento, para aplicar aquilo que eu aprendi? Por que aprendizado sem mudança de comportamento é só conhecimento vazio, não serve para nada.

Então é isso aí, a dica de hoje é essa.

Se você gostou desse vídeo, clica aqui em curtir, deixa um comentário.

Se você acha que pode ser interessante para alguém, compartilha. É legal.

Se você não está inscrito no meu canal do YouTube, inscreva-se.

Para mais sacadas de PNL acesse:
http://bit.ly/ssl-vip

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.