3 Chaves para Realização dos Seus Objetivos

3 Chaves para Realização dos Seus Objetivos

Vou mostrar pra você quais são as três chaves pra você conseguir realizar qualquer sonho ou meta ou objetivo.

Eu, sinceramente acredito que o separa a gente de uma vida melhor, de uma vida extraordinária, de uma vida realizada de todos os seus sonhos e objetivos é a programação que você tem dentro da sua cabeça.

São suas crenças, sua identidade. É a forma como você representa o mundo internamente. É o seu mapa.

Você vai ver isso; porque essas três chaves têm muito a ver com isso.

São três chaves, mas eu faço cinco perguntas, assim como nos meus processos de coach.

Eu começo com uma pergunta; pergunta das três chaves e depois mais outra pergunta.

Vamos ver!

Eu começo perguntando, se esse objetivo ou meta é desejável, se ela é importante! A meta que você quer, você deseja mesmo ela?

É comum as pessoas terem metas que não são delas, simplesmente porque…ah! Porque fulano gostaria disso, então eu gosto! Ou…eu acho que fulano gostaria que eu fizesse isso, então a minha meta vai ser fazer isso!

Por que? Para agradar ele? Não é muito bom!

Ah! Eu tenho um ídolo e ele joga golfe! Ah! Vou jogar golfe!

É importante pra mim? Não, não é, não tem nada a ver comigo!

Então, primeira pregunta que eu faço é essa! É desejável, é importante?

Eu vou pedir pra você fazer um exercício de imaginação e imaginar uma porta e existem três fechaduras e três chavinhas para você abrir a porta e atingir o teu objetivo.

A primeira pergunta que eu faço!  É possível realizar essa meta?

A gente muitas vezes confunde lei com crença, mas como assim? Por exemplo: a Lei da Gravidade, é possível a gente flutuar? É possível a gente saltar 200mt de altura? Não, não é possível porque existe a Lei da Gravidade. É humanamente impossível!

A gente tende a acreditar em certas coisas e acreditar que é lei, quando na verdade é crença. Não é o fato de ninguém ter feito alguma coisa ainda que isso não seja possível! Para a humanidade é possível alguém fazer esse objetivo que você tem? Sim, é possível!

Então, a primeira chave é a Possibilidade. Um exemplo clássico de possibilidade é correr a milha em quatro minutos. Por séculos a humanidade acreditava que era humanamente impossível um homem correr uma milha (1.600 mts) em quatro minutos ou menos. Até que um homem; Roger Bannister conseguiu esse feito.

Primeiro, ele teve que fazer um trabalho muito grande nas crenças dele, teve que visualizar isso pra passar a acreditar que era possível, quando nenhum homem tinha feito. Lembra que; não é porque ninguém fez ainda, que isso não seja possível!

O mais engraçado é que a partir do momento que ele bateu esse Record, meses depois outras pessoas começaram a conseguir bater esse Record também. Hoje é muito comum atletas de ponta conseguirem isso!

E centenas de anos a humanidade achou que fosse impossível!

Se para o Mundo é possível, pra você também é! Talvez, não seja possível hoje, mas com o preparo, pode ser possível!

A segunda chave tem a ver com a sua capacidade, as suas habilidades. Você é capaz de realizar essa meta? Talvez você não seja capaz ainda! Então a segunda chave é a Capacidade.

A capacidade depende de habilidade, talvez você não tenha habilidade hoje pra se atingir a meta, mas tudo bem! Você pode desenvolver essa habilidade!

Talvez você não tenha capacidade, mas você pode terceirizar com alguém que tenha. Se você quer atingir uma meta maior; uma meta diferente, você pode construir uma equipe que tenha capacidade, ou não vale a pena você desenvolver as habilidades todas! Contrata uma equipe ou se una com outras pessoas, mas busca formas criativas pra suprir essa chave de capacidade.

Então a segunda pergunta é! Você tem capacidade de atingir esse objetivo? Lembra…talvez não tenha capacidade ainda! Coloca essa palavra ainda porque ela é possibilitadora e vai ajudar descobrir meios de atingir o seu objetivo.

E a terceira chave; essa é muito pessoal e pega muito, que é Merecimento!

Você merece atingir esse objetivo? Acredite, é muito comum as pessoas na hora que eu faço essa pergunta, as pessoas começam a se coçar! É muito comum a gente ter crenças de merecimento: “Ah! Eu não mereço! ”

Não mereço porque não sou bom o bastante, não mereço porque isso…não mereço porque aquilo…

Não mereço ganhar presente no Natal porque eu não fui um bom menino durante o ano! É engraçado, mas a gente tem um monte de coisas que não merece! Provavelmente porque isso foi embutido na nossa cabeça! São crenças limitantes de merecimento!

Essa é a última chave! Se você não acreditar que você merece, você não vai conseguir! É muito possível que você em algum momento sabote as chances porque você não merece!

Como é que vai ter um negócio que você não merece? Ah! Eu não mereço ganhar dinheiro fácil! Quem disse que não! Por que não! Qual o problema disso?

Aí…já vem um monte de coisas…ah, não! Dinheiro fácil vem rápido e vai rápido! Ah! Dinheiro fácil é dinheiro sujo! Tem um monte de crenças que são crenças e não Lei, lembra?

Crença, só existe aqui na nossa cabeça e ela modela o nosso mundo; ela molda as nossas as nossas crenças, não é Lei! Lei da Gravidade é incontestável, não dá pra negar e não dá pra ir contra! Agora, crenças; cada tem a sua! E a vida de cada um é a manifestação das crenças que a gente tem!

Então, crenças de merecimento são muito poderosas e muito limitantes. Você tem que fazer essa análise das três chaves:

Primeiro! É possível atingir essa meta? É possível para o mundo, é possível para você?

Segundo! Você é capaz de atingir esse objetivo? Talvez não seja ainda, mas você é capaz?

Terceiro! Você merece atingir o seu objetivo?

A hora que você falar assim…Possibilidade? É possível! Outros já fizeram! Muito possivelmente as pessoas buscam metas que outros já fizeram, não são metas faraônicas!

Capacidade!  Se você responder…sim! Eu sou capaz! Talvez ainda não seja, mas eu vou desenvolver!

Merecimento! Eu mereço! Eu mereço porque eu nasci, e o mundo é abundante e eu acredito que a vida tem muito pra todos!

Pronto! Maravilha! Se você tem essas três chaves, você vai conseguir atingir os seus objetivos! E a última pergunta que eu faço é uma pergunta de Ecologia: O que quer dizer Ecologia?

É saber se, qual é o impacto que atingir essas metas vão causar na sua vida, na vida das pessoas que estão ao teu redor? Talvez, alguém possa ter uma meta que impacte negativamente outras pessoas, ou você mesmo!

Talvez você faça uma meta que vai impactar negativamente a sua saúde! Será que vale a pena essa meta? Então…fazer esse teste ecológico!

Quais são os possíveis impactos em você, na tua família, no teu grupo de amigos, na sociedade, na comunidade em que você vive! A última pergunta é essa…é o teste ecológico! Pra gente ver se realmente vale a pena!

Então, é isso aí!

Três chaves para você atingir qualquer objetivo!

Você percebe que, como a gente é limitado e tudo depende da nossa programação, de como a gente enxerga o mundo dentro da nossa cabeça!

Deixa teu comentário aqui em baixo, eu vou gostar de saber!

Obrigado e até a próxima!

André Sampaio

 

3 Comentários


  1. André,
    Perfeita colocação. Sou life coach de auto estima e transformação pessoal e meu grande desafio é justamente fazer o coachee superar estas três etapas. Por muito tempo, eu mesmo não entendia o porque da minha estagnação na carreira, até perceber que essa “armadilha” havia me capturado.
    Todos nós precisamos acreditar no merecimento de uma vida extraordinária.

    Responder

  2. Gostei demais das dicas, e de fato é isso mesmo, a gente vive se autossabotando o tempo todo, sem contar as crenças limitadoras que nós temos.
    Irei seguir suas dicas André, pois tenho sonhos, sonhos esses que ainda não saíram do papel, devido a minha procrastinação.
    Gratidão pelas sábias palavras.

    Responder

  3. Bom dia!
    Chorei quando cheguei na terceira pergunta.. Não alcanço meus objetivos porque acho que não mereço.. Obrigada!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *