Rapport Espelhamento – Aumente seu Poder de Influência

Rapport Espelhamento
Como gerar mais confiança e aumentar seu poder de influência

Hoje eu quero te ensinar algumas técnicas e estratégias pra estabelecer “Rapport”, talvez você já conheça ou não!

O que é Rapport? Rapport é uma palavra de origem francesa que significa estabelecer uma conexão, estabelecer uma empatia com a outra pessoa. Na verdade, é se igualar a outra pessoa. Então, pra que que serve o Rapport?

Ele serve como ferramenta de Programação Neurolinguística como uma das grandes ferramentas de PNL pra você estabelecer essa conexão e poder liderar e influenciar a pessoa. Antes de te contar as técnicas eu vou te contar uma história.

Recentemente eu fui passar a virada do Ano com a minha família na Praia e tava num restaurante do lado e de repente eu vejo a minha filha que tava na mesa comendo e de repente ela começa a olhar pra mesa do lado e fazer umas caretas e comia uma batatinha e fazia uma careta.

Então eu comecei a reparar que ela tava fazendo isso pro menininho que tava do lado e toda vez que ele comia uma batatinha ela comia uma batatinha, ele fazia uma careta, ela fazia uma careta também, ela saiu da mesa ela também. O que ela tava fazendo? Ela tava espelhando tudo o que o menino fazia, então o que ele fazia ela imitava. Veja que interessante que cinco minutos depois os dois já estavam os melhores amigos, brincando, correndo, pegou na mão dela e levou ela embora pra brincar!

Então a gente nasce com isso com essa habilidade que é até instintivo, você pode ver grandes amigos eles e tem um rapport, não necessariamente estudaram PNL e não foi intencional, o rapport é uma coisa que acontece quando duas pessoas estão em sintonia, elas tendem entrar em rapport.

O que é isso? Elas tendem a se igualar. Se vestir igual, pensar igual, falar as mesmas gírias, falar no mesmo tom de voz, falar na mesma altura, na mesma velocidade, isso é natural! Eu vejo que muitas pessoas ainda têm preconceito: “Ah! É manipulação! “, ou então fica com bobagem de ficar imaginando: “Vai que a pessoa descobre que eu estou fazendo rapport! ”

E daí se ela perceber? Se você tiver fazendo e a pessoa perceber, você vai estar no mínimo se conectando com a pessoa!

Como você pode usar isso? Quando você quiser!

Principalmente no ambiente Profissional ou mesmo pessoal. Quer se conectar com uma outra pessoa que seja importante pra você.

Algumas dicas muito simples de Rapport é se igualar. Como você se iguala?

Primeiro, você pode se igualar na vestimenta, nos gestos, nos interesses. Você não precisa também forçar!

A pessoa gosta de futebol do time tal, você fala que gosta também, sendo que não é verdade! Não funciona! Mas você pode buscar um interesse genuíno que a outra pessoa tem e buscar um interesse em comum. A hora que vocês tiverem dois interesses em comum, pronto! Já deu uma liga, já deu um pouquinho de Rapport.

Então isso você pode fazer, buscar coisas em comum e o espelhamento.

O espelhamento é, tudo que a pessoa faz você faz também. Então se a pessoa cruza o braço, você espera um pouquinho e também cruza o braço, a pessoa cruza a perna, você cruza a perna também, a pessoa passa a mão na cabeça você faz isso também. E se a pessoa tem tique, você, pelo amor de Deus, não faz! Não imita o tique, não é por aí…, mas é uma coisa natural, tranquila.

Por que que isso funciona? Porque as pessoas tende a gostar de quem é parecido com elas. Pra cada pessoa, a pessoa mais bonita, a mais interessante é ela mesmo. Então ela se olha no espelho e fala: “Nossa! Que pessoa bacana, bonita, legal! ” Então se você se espelhar ela tende a gostar de você.

Pode reparar que você quando encontra alguém muito parecido com você, você fala:”Poxa vida, gostei dessa pessoa! ”

Você pode usar essas técnicas de espelhar os gestos, o tom de voz, a pessoa fala baixo, você fala baixo, acompanha a respiração também. Principalmente quando está num relacionamento mais íntimo, acompanhar a respiração é fantástico. Aquelas coisas que a pessoa fala, você repete o que ela falou: “Ah! É isso que você falou? É isso que eu entendi? ”

São algumas técnicas muito simples que você pode fazer para estabelecer uma conexão rápida e poder influenciar depois.

No Rapport a gente fala de acompanhar e liderar, então primeiro você acompanha o que a pessoa tá fazendo até que você percebe que a conexão foi estabelecida. A hora que estabeleceu, você começa a liderar. O que é isso? Você vai fazer coisas diferentes e a pessoa começa a te acompanhar.

É assim que funciona o Rapport, e essa é a dica de hoje sobre como se conectar com as pessoas e poder influenciar de uma maneira mais efetiva e mais eficaz.

E se achou interessante, comente e compartilhe!

Eu fico por aqui, obrigado e até a próxima!

André Sampaio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.