Pressupostos da PNL – 5 Pressupostos básicos da PNL

Pressupostos da PNL, são frases utilizadas como base dos principais conceitos e fundamentos utilizados pela prática.

Todo praticante de PNL precisa entender, pelo menos basicamente, os pressupostos onde a pseudociência se desenvolveu e se afirma. A palavra pressuposto significa “que foi pré suposta a afirmação”, ou seja, uma verdade ou pensamento que foi criado anteriormente ao surgimento de algo maior e mais elaborado.

Conheça alguns dos principais pressupostos da PNL que elencamos abaixo:

 

5 Pressupostos básicos da PNL

1 – Se alguém pode fazer algo, outra pessoa também pode faze-lo

Basicamente, os seres humanos são dotados do mesmo cérebro físico e as mesmas capacidades inerentes da espécie. Esse pressuposto, parte desse princípio para dizer que qualquer pessoa é capaz de realizar qualquer coisa que outra pessoa já tenha realizado. Para que isso se dê corretamente é preciso saber como a determinada coisa foi feita, a forma de pensar e agir da pessoa que a fez, e praticar exercícios de “modelagem” para conseguir os mesmos resultados partindo dos mesmos pensamentos e atitudes.

2 – O mapa não é o território

Basicamente, esta metáfora quer dizer que a visão e pensamento que temos acerca da realidade que vemos não são verdadeiros. Ou seja, a realidade é diferente para cada indivíduo. Duas pessoas terão visões diferentes se passarem pelo mesmo processo. A física quântica também enuncia isso quando nos mostra os mundos paralelos onde supostamente existe um ser de cada um de nós atuando em várias dimensões diferentes do mesmo eu. Da mesma forma que, quando vemos um mapa, não estamos vendo o território, a nossa realidade é bem diferente do que percebemos.

3 – Não existem fracassos, apenas resultados

Uma frase poderosa e que, por si só, já quebra muitos paradigmas e auxilia muitas pessoas a não se culparem por processos negativos da vida. Partindo desse princípio, todas as respostas que obtemos de nossas ações são apenas resultados que podem ser positivos ou negativos. Nossa noção de fracasso vem do desejo interno de conseguir determinada coisa e, na verdade, quando não conseguimos não fracassamos, apenas tivemos um resultado negativo à nossa expectativa.

4 – Cada pessoa faz a melhor escolha para ela a cada momento

Pensando dessa forma conseguiremos entender melhor os processos de vida de todas as pessoas à nossa volta. É possível também ficarmos mais “leves” quando aceitamos esse pressuposto e o aplicamos no nosso dia a dia. Às vezes desejamos determinadas coisas para outras pessoas da nossa convivência e esquecemos que não podemos criar na existência delas, por isso cada pessoa faz a melhor escolha a cada momento da vida.

5 – Todo comportamento tem uma intenção positiva

Sem dúvida, o mais controverso pressuposto da PNL, para entender melhor esse princípio é preciso separar os conceitos de intenção e ação. Grande parte das coisas negativas que vemos no nosso dia a dia, vieram de intenções positivas. Os soldados americanos vão para países distantes guerrear, nesse processo matam pessoas inocentes por conta da guerra que é uma ação ruim, mas a intenção deles é uma só e considerada boa: defender a pátria deles a todo custo.

Entender os principais pressupostos da PNL fará com que sua mente comece a pensar de forma diferente criando uma visão mais real do mundo que o cerca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.