PNL para principiantes – 5 conceitos chave para acelerar seu aprendizado de PNL

A PNL para principiantes, apresenta-se como uma forma aprofundada de conhecer e entender, técnicas que possibilitam eliminar crenças limitantes e processos sabotadores que impedem o crescimento como ser humano e indivíduo participante da sociedade.

Mostrar-se interessado em conhecer melhor e estudar a prática PNL, já é um demonstrativo da aceitação de estar insatisfeito com um, ou vários aspectos da personalidade e buscar, de forma construtiva e esclarecedora, meios de mudar esses aspectos e tornar-se uma pessoa melhor para si mesma e para o mundo.

5 conceitos básicos de PNL para principiantes

Os pressupostos que baseiam e ancoram as práticas de PNL precisam ser conhecidos antes de haver um aprofundamento nas técnicas propriamente ditas. Sem conhecer a base, os exercícios podem não resultar positivamente.

1 – Você possui todos os recursos que precisa para obter sucesso

Partindo desse princípio, a busca por aprovação e auxílio em outras pessoas torna-se completamente desnecessária, já que ninguém “fora” da sua realidade conseguirá atuar tão efizcamente para resolver um problema do que a própria pessoa. Basear-se no que os outros acham sobre suas ações e pensamentos, é entregar a eles o poder de manipular sua vida. Acreditando que, tudo que você precisa para resolver os problemas e dúvidas, já está dentro de você, fará com que aja com eficácia nos momentos cruciais da vida.

2 – Somos mais do que corpo e mente – somos corpo, mente e espírito que interagem entre si

Essa afirmação é contundente para entendermos significados como “consciência” e “eu interior”. Muitas pessoas não acreditam que nosso espírito é uma parte única do nosso “eu completo”. Para haver equilíbrio é preciso permitir que os três elementos interajam livremente, entregando um para o outro os elementos necessários para manter o equilíbrio como um ser único.

3 – Se uma pessoa pode fazer alguma coisa, então todas as outras pessoas também podem

Essa premissa básica tira, de uma vez por todas, a história de “eu nunca terei sucesso como tal pessoa”. Através de técnicas e procedimentos específicos é possível replicar o resultado de qualquer pessoa. Aplicando exatamente as mesmas ações e pensamentos dessa pessoa podemos obter os mesmos resultados que ela. Dessa forma, o sucesso de outro também pode ser o seu.

4 – Não existe fracasso, apenas resultados

Em todo processo desejamos alcançar uma determinada meta e, quando não conseguimos o que queremos, considerados como um fracasso. Pois bem, esse pressuposto da PNL diz que os fracassos não existem e sim, que obtemos resultados negativos ou positivos de acordo com nossas ações para atingir a meta. Eliminar o conceito de “fracasso” como algo negativo desperta na mente a vontade de tentar até conseguir o resultado positivo que chamamos de “sucesso”.

5 – O mapa não é o território

Talvez o conceito mais controverso, já que costumamos misturar os termos literais, território e mapa, como sendo uma única coisa. Aqui, entendemos que a nossa realidade é a que enxergamos e não a realidade verdadeira do contexto do “todo”. Cada um tem a própria visão da realidade, e duas pessoas que passem pelas mesmas provas, entenderão de forma diferente a experiência.

Os conceitos de PNL para principiantes devem ser assimilados a partir dos mais “entendíveis” ou que causem melhor empatia, muitas pessoas deixam de estudar a prática mais profundamente porque tentam começar com os pressupostos mais controversos.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.