PNL para Pilotos – A NASA usa PNL

PNL para Pilotos  – A NASA usa PNL para treinar seus pilotos

Em uma viagem que fiz aos Estados Unidos, visitei, junto Bruno Juliani, Gerônimo Theml (meu Coach!) e Miguel Cavalcanti, a NASA.

E descobri que, na NASA, eles usam Programação Neurolinguística pra treinar os pilotos deles, incrível né? E vou aqui, aproveitar pra te ensinar uma ferramenta de PNL que os Pilotos da NASA usam que são os sistemas representacionais. Você que conhece um pouquinho de PNL, sabe que a gente codifica as informações, tem certas estratégias que usamos internamente por sistemas visual, auditivo e sinestésico.

Existem pistas de acesso, então quando você está conversando com alguém e a pessoa bate o olho pra cima, ela está acessando o sistema visual. Se ela olha pra cima a direita ela está construindo uma imagem, se ela olha pra esquerda, está lembrando de uma imagem.

Olha para os lados, ela está falando no sistema auditivo e quando ela olha pra baixo a esquerda, ela está cessando o auditivo digital que é o diálogo interno e olhando pra baixo pra direita está acessando o sinestésico, as emoções, os sentimentos.

Então, como a NASA usa isso para o treinamento deles? Eles analisam os Pilotos, filmam eles em situações diversas de stress, de diversos cenários e tentam entender como cada Piloto processa, e quais são as estratégias pra lidar com aquela situação.

Essas estratégias também estão dentro da ferramenta de modelagem, que é a metodologia por trás dessa grande matéria que é a PNL, a gente usa estratégias, ou seja, uma sequência de passos.

A gente acessa primeiro por exemplo, se eu quero soletrar alguma coisa eu posso ouvir, um auditivo externo e aí eu faço uma representação visual, eu construo a imagem da palavra bem grande pra depois falar. Volto para o sistema sinestésico pra ver se aquela representação visual que eu fiz está correta e aí eu falo. Essa é uma estratégia muito comum dos bons soletradores.

Esse é um exemplo muito simples de uma estratégia, então a NASA usa isso, pegam os Pilotos e tentam entender pelas pistas de acesso, quais são as estratégias deles pra eles lidarem com aquelas situações. Eles querem modelar a excelência, descobrir aqueles Pilotos que estão fazendo a coisa certa e replicar e ensinar para os outros que não estão com uma estratégia não tão eficaz.

Muitas vezes eu vejo que os Practitioners de PNL que não dão o devido valor, mas você percebe que a coisa é muito poderosa e importante. PNL é muito simples, mas ela se levada a sério, tem possibilidade de fazer coisas incríveis.

Então é isso aí, é um exemplo que eu posso dar que a NASA usa.

Se você gosta de PNL (Programação Neurolinguística) principalmente se você é Coach pode usar exatamente essa estratégia, essa ferramenta da PNL para os seus coachees analisar e estudar qual é a estratégia que o seu coachee tá usando, seja num comportamento limitante ou então buscar a estratégia dele num contexto de excelência.

Se você tem mais algum interesse sobre isso pode entrar em: ferramentasdepnl.com.br – vai lá e se inscreve que vai ter muito conteúdo sobre isso.

É isso aí pessoal, eu fico por aqui, obrigado e valeu!

André Sampaio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.