O que é ancoragem na PNL ? Como fazer ?

A ancoragem na PNL é uma das técnicas que permite fazer com que a pessoa resgate, de experiências passadas, qualquer tipo de sensação que ela deseje.

Isso quer dizer que, se você perdeu sua confiança, coragem, ou não consegue manter sua auto estima elevada, por conta dos acontecimentos rotineiros, aplicar a ancoragem pode fazer com que você traga essas sensações de volta e consiga mantê-las próximas para ter uma melhor qualidade de vida.

Como funciona a ancoragem na PNL

Toda pessoa costuma fazer associação dos acontecimentos da vida com algum elemento ligado a esses acontecimentos. Um local onde você recebeu uma boa notícia, uma música que lembra uma pessoa querida. Todos esses dispositivos são utilizados pela PNL para criar essas sensações novamente.

A ancoragem pode ser criada de forma natural ou artificial e as principais maneiras são:

  • Revivendo um evento importante que lhe trouxe emoções positivas;
  • Por associação, quando a pessoa precisa repetir o evento várias vezes até criar uma associação com a sensação que deseja obter.

Para disparar a âncora é preciso criar um evento que seja único e fácil de ser realizado. Tocar os dedos de uma maneira não muito peculiar pode transformar-se em uma ótima âncora relacionada a cinestesia. Algumas pessoas escolhem falar determinadas palavras o que transforma a âncora em auditiva. Disparar gatilhos mentais tem o intuito de fazer com que a âncora fique melhor e dure por mais tempo.

Algumas pessoas, que fazem terapia com fundamentos da PNL, podem ficar confusas com o disparo das âncoras, e as instruções do que precisam fazer. Disparar os gatilhos que podem trazer sensação de confiança ou coragem pode se misturar à necessidade de lembrar de como essa lembrança deve ser ativada. Os terapeutas sempre tentam encontrar formas de lembrar da ancoragem que sejam fáceis e que realmente sirvam bem para os pacientes.

O lembrete da âncora só deve ser acionado quando a sensação que a pessoa deseja estiver quase no nível máximo e precisa ficar ativa até o sentimento chegar no máximo que for possível. Quando mais rápido a pessoa conseguir acessar os sentimentos desejados a âncora deverá ser aplicada desde 2 segundos até 10. Se ela for aplicada quando o nível da sensação estiver menor, a técnica pode não ser efetiva.

Passo a passo para uma ancoragem em PNL

1 – Ter uma lembrança muito nítida de alguma experiência vivida anteriormente e a qual deseja captar a sensação desse evento novamente.

2 – Quando a sensação estiver quase no nível máximo, escolha um gatilho específico.

3 – Sair do estado da sensação (quebrar o sentimento)

4 – Fazer o teste. Quando o gatilho é utilizado a sensação é despertada ?

5 – Repetir os passos de 1 a 3 diversas vezes para fortalecer a âncora. Essa técnica é comumente chamada de empilhamento.

Com esses passos simples é possível criar uma âncora eficaz para trazer de volta uma determinada sensação. Quanto mais forte for a lembrança do evento que ocasionou o sentimento primordial, mais chances existirão da âncora funcionar rapidamente precisando de apenas alguns segundos para ser acionada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.