O Poder do Significado – pode ser bom, pode ser ruim

Todos nós temos um potencial ilimitado mas os resultados da maioria das pessoas e o nível de realização não mostram isso.

Existem 2 coisas que mais influenciam e controlam nosso potencial:

  • a maneira como definimos a realidade, isto é, como nos vemos e o que nós acreditamos que podemos atingir.
  • O significado que damos para o que acontece/aconteceu, interações, resultados que temos.

 

E é sobre essa segunda que vou falar hoje…

Normalmente, damos os significados aos eventos na nossa vida, baseado na maneira como nós decidimos significar eventos no passado… e isso se torna padrão que vamos repetindo dia a após dia e muitas vezes a vida toda..

A maioria das pessoas, devido a essa programação mental determinada, a esse padrão, tem  uma realidade limitada e não favorável e condizente com o que elas querem porque muitas vezes, automaticamente, dão significados “negativos” e “desfavoráveis” para os eventos que acontecem/aconteceram nas suas vidas, nas suas interações ou para os resultados que elas tem.

Esses significados negativos fazem as pessoas ficarem frustradas, infelizes,  paralisadas, ou mesmo conformadas muito abaixo do seu potencial.

As pessoas associam automaticamente certos significados a experiências como por exemplo: “Isso” aconteceu… então isso significa “aquilo”.  Quando na verdade existiriam muitas outras maneiras de interpretar qualquer experiência. E tudo depende da sua percepções e do seu foco…

Tão logo você decide focar em alguma coisa, você associa isso a um significado (sendo positivo ou negativo),  e assim é criada uma emoção.

É importante saber que nossa percepção é criada na origem… Se definimos que algo é negativo, essa é mensagem que nosso cérebro recebe e para a qual responde criando uma emoção ou um estado emocional que reforce essa realidade.

Você assistiu o filme/desenho “DIVERTIDAMENTE”? É exatamente assim que acontece…

 

O significado que você associa a qualquer evento, interação com pessoas, ou resultados que você tem vai determinar uma emoção especifica e isso vai influenciar diretamente nos seus pensamentos.

Isso vai determinar a qualidade da sua vida e vão ser as suas Memórias – (boas ou ruins) – que vão sempre estar presentes como “Ancoras” e vão te influenciar a sentir determinadas sensações e vão influenciar o seu “Estado Emocional” (que vai ser bom ou ruim).

Essa é a grande importância dos Significados que você dá na sua vida/eventos/resultados/ interações etc…

 

RESSIGNIFICAÇÃO / REFRAMING: COMO MUDAR OS SIGNIFICADOS A SEU FAVOR

A boa notícia é que apesar de você ter já uma programação, você sempre tem o poder de escolha para criar significados positivos e favoráveis e que te empoderem….

Mas calma… você não vai ter que fingir que uma situação é ou não boa… A mudança tem que ser genuína e interna… porque você tem que criar seu novo padrão automático que te favoreça, por isso, é necessário você primeiro mexer na sua programação mental… para mudar os significados que você cria constantemente.

A técnica que usamos na PNL para mudar essa programação é chamada  “Reframing ou Ressignificação”. É uma das técnicas mais poderosas para isso….

Usando essa técnica você aprende a descobrir o que pode ser “positivo” de uma situação ou interação, ou que você pode aprender com aquilo, ou então como você pode usar a situação para criar um melhor resultado…

Ex. Você pode dar um novo significado para uma experiência de “fracasso” e olhar para ela como informação útil que vai te guiar em uma nova tentativa até obter sucesso.

Você aprende a mudar sua Perspectiva e isso é algo muito poderoso e pode realmente e comprovadamente mudar o rumo da sua vida e trazer resultados muito melhores.

Aprender a usar Ressignificação pode fazer a diferença entre estar constantemente frustrado ou ser constantemente satisfeito. E quando você passa a ter interpretações positivas constantemente você assume o controle da sua vida. E esse é o ponto da virada da vida de muitas pessoas.

Como você se sentiria se todo dia fosse “um presente”, “uma aventura”, “uma nova chance”…

Sabendo disso agora, você já pode se auto avaliar… Seus padrões de significados estão te ajudando ou te prejudicando?

Você também pode começar esse processo simplesmente escolhendo Significados mais favoráveis e positivos e que te deem mais “poder” para os eventos que acontecem com você ou que mesmo para eventos que aconteceram no seu passado.  Isso parece simples, mas é muito, muito poderoso.

 

Agora me conte, você já conseguiu perceber o padrão de significados que você tem dado nos eventos da sua vida? Só essa percepção já tem um grande poder …

Deixe seu comentários aqui abaixo vou adorar saber se isso foi útil pra você …

 

Forte Abraço!
André Sampaio

13 Comentários


  1. Realmente estou aprendendo a extrair algo positivo das coisas que acontecem comigo ou com os outros ao meu redor, mas antes isso não acontecia eu só conseguia ver negatividade nas coisas, nunca um aprendizado ou uma oportunidade talvez é isso me deixava muito triste, cada vez mais sem ânimo pra viver novas experiências com medo que acontecesse novamente aquilo que rotulava como uma tragédia! Gostei muito do seu artigo, vai,me ajudar muito. Um abraço

    Responder

  2. então eu tenho colocado tudo negativo não to conseguindo ver perspectiva na minhas vendas nao tenho coragem de sair vender com medo q não me paguem,ja li sobre o poder da atração,preciso fazer essa resignificação p mudar meu jeito de agir

    Responder

    1. Olá André!
      Maravilhoso esse artigo, realmente eu estava focando o lado negativo dos acontecimentos e me vitimizando. Obrigada vc me ajudou muito
      Abraços
      Eliz

      Responder

  3. Bom dia eu sou uma pessoa muito indecisa em tudo o que faço nao consigo controlar meus pensamentos
    Porque sei que temos que ter pensamentos positivos ja li muito sobre isso mas como faço pra controlar minha ansiedade minha indesiçoes é muito dificil falar é facil mas no dia a dia não
    Como vc pode me ajudar

    Responder

  4. Boa tarde,sabe tenho tido mais firmeza em meus objetivos,as perspectivas de ter mais respostas para o que eu quero para mim, muito obrigado tem me ajudado muito, abraço.

    Responder

  5. Olá André!
    Achei muito interessante essa dica. Tento pôr em prática no meu dia a dia e têm me auxiliado bastante!
    Obrigada pelas dicas!

    Responder

  6. Olá, adorei o texto, tenho me “analisado” e percebo q sou uma pessoa muito otimista qdo se trata dos outros, da perspectiva geral, mas qdo se trata de mim, meus projetos, meus planos, sou extremamente medrosa e negativista. espero conseguir dar essa guinada tirando lições positivas de tudo q me acontece ou aconteceu no plano profissional !

    Responder

  7. Sempre pensamos o pior! Talvez uma forma de defesa diante de tantos resultados ruim obtido. Porém, nem sempre o pior é o verdadeiro e, mais do que isso, há situaçoes em que nem sempre é possível saber mesmo qual o verdadeiro. Lendo sobre esse texto PNL, vejo que ela trabalha justamente esse vício de escolher pensar aquilo que nos deixa ruim. Considero um pensamento muito legal esse da PNL, ao mesmo tempo que é algo que demanda muuuuuuito treino.

    Responder

  8. O significado dado aos fatos, está diretamente ligado aos padrões de saberes e da sensibilidade a qual , conduz os acontecimentos a resignificancia e ou insignificante. Porém, dando base para se perceber em crescimento .

    Responder

  9. Boa tarde André, sim seu artigo foi muito útil, acabei de me inscrever em sua palestra online. sempre que tenho oportunidade estou assistindo e incorporando à minha vida.
    Gratidão!

    Responder

  10. Boa noite André.
    Artigo excelente. A positividade é combustível para seguir adiante mesmo diante de um tropeço ou obstáculo. Vamos que vamos! Abraço e sucesso!

    Responder

  11. Olá, André boa noite, há algum venho transformando meus padrões mentais e resignificando várias coisas em minha vida, agora dificilmente exergo somente o lado negativo dos acontecimentos, geralmente procuro extrair algum aprendizado dele, e foco no lado positivo,isso é um trabalho diário, mas geralmente consigo focar somente no positivo. um grande abraço . gratidão por compartilhar seus ensinamentos.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *