Como melhorar qualquer habilidade muito rápido

Modelar 

Vou te contar uma história e mostrar pra você, como você pode melhorar qualquer habilidade sua, ou dos seus “treinandos”, usando uma simples técnica, usada pelo Wyatt Woodsmall, meu mentor, na década de oitenta pra melhorar o treinamento de atiradores de elite do exército americano.

Nessa época ainda, o Anthony Robbins fazia parte da equipe do Woodsmall, era trainee.

O exército americano tinha um treinamento de quatro dias pra atiradores e a taxa de sucesso desse treinamento era de 70%, ou seja, 70% das pessoas que participavam desse treinamento, depois de quatro dias, conseguiam ter 100% de acerto nos exames finais. E o que o Woodsmall fez que você também pode fazer?

Primeiro ele modelou os melhores atiradores. E o que é isso? Ele quebrou o processo que os melhores faziam, pra entender quais eram os passos cruciais, isso é modelagem, entender o que está sendo feito e poder replicar o conhecimento pra outra pessoa.

Depois ele pegou as pessoas que estavam começando o treinamento, e ao invés de fazer eles iniciarem com a mesma distância dos mais experientes, ele utilizou apenas um quarto da distância.

Por exemplo: se a distância padrão dos mais experientes era de cem metros, os iniciantes começavam com vinte e cinco metros. Somente depois que a pessoa tivesse 100% de acerto com essa distância, 25 metros, ele passava para 50 metros, ou, 50% da distância final da prova.

Com 100% de aproveitamento nos 50 metros, ele passava para 75 e com 100% nessa distância ele passava para a distância final.

Resultado: de 70 % de aproveitamento em 4 dias, ele passou para 100% em um dia e meio!

É uma técnica simples. Modelar o que está funcionando, entender o que o melhor está fazendo e replicar isso, mas de maneira que você tenha ganhos rápidos, e progredindo, que você possa verificar e medir o seu progresso. Ainda que esteja muito longe do melhor, da excelência: “mas eu tô melhorando”, e isso motiva a melhorar um pouco mais.

Então, qualquer coisa que você faça pra você mesmo ou pra sua equipe, seu coachee, você pode usar isso, fazer o “quick win”, ganhos rápidos, progredir e o progresso motiva.

Se você gostou desse conteúdo comenta e compartilha!

Inscreva-se também no meu Canal do Youtube!

Até a próxima

André Sampaio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.