Os Três Níveis da Maestria

Quanto mais Maestria Você Adquire mais Fácil é Crescer

Eu quero te falar dos três níveis, os três passos para a Maestria.

Mas o que é Maestria?

Maestria na minha concepção é ser extraordinário, ser muito bom em alguma coisa, uma determinada habilidade ou área da sua vida. Se a gente quer ter resultados melhores a gente tem que desenvolver a maestria nessas determinadas áreas. Como funciona a maestria?

A gente tem que crescer. E crescer é viciante. Todo mundo tem uma necessidade de crescer, ou você está crescendo ou está morrendo. Assim como qualquer ser vivo a gente tem que crescer continuamente.

E a gente pode crescer com qualquer experiência na vida. Pode crescer observando o tempo, uma conversa, interagindo com qualquer pessoa, lendo um livro, dependendo…até assistindo televisão.

Fazendo uma viagem ou indo num restaurante diferente ou simplesmente em silêncio, meditando e olhando pra dentro, pode ter aprendizados e fazer novas distinções. E o que acontece quando a gente faz novas distinções?

A gente expande a nossa realidade, a gente amplia o nosso mapa de mundo. Expandindo a nossa realidade, a gente tem novas possibilidades e com novas possibilidades você tem uma vida mais rica. O problema é quando a gente não vê alternativa, não consegue encontrar soluções.

Maestria, a gente tem sempre que crescer, e existem três passos para a maestria.

Primeiro é a maestria intelectual, que é o conhecimento. E conhecimento é sem dúvida viciante.

Eu mesmo, sou viciado em conhecimento, estou sempre buscando novos conhecimentos, querendo aprender, só que o conhecimento intelectual, ou seja, dominar a área, não serve pra muita coisa. O conhecimento sem prática, sem aplicação não serve pra nada. Eu posso te garantir uma coisa, a teoria na prática é muito diferente.

A maestria intelectual que é o primeiro nível da maestria, mas a gente não pode ficar preocupado somente em aprender, aprender, sem pôr em prática.

Primeira etapa das três etapas da maestria é o conhecimento. Você vai colocar em prática, vai entrar em campo, vai aplicar aquilo que conheceu, vai sair da sua zona de conforto e vai experimentar. E quando você experimenta, naturalmente um monte de emoção vai vir junto com isso.

Vai ter novas experiências e quando você vincula emoção ao conhecimento, você atinge o segundo nível da maestria que é a Maestria Emocional.

Você leva esse conhecimento pra outro nível e quando você aplica, realmente vai fazer as distinções, vai ter crescimento.

Só que não para por aí, você precisa do terceiro nível que é a Maestria Física.

Gosto muito de um ditado do Kuala Lumpur que diz que: “O conhecimento é só rumor até que esteja no músculo”. Pra você trazer esse conhecimento, essa maestria intelectual e emocional para o músculo você precisa de prática e repetição.

Talvez você já ouvido aquela história pra você atingir a maestria em qualquer área, você precisa de 10.000 horas de treino, o que equivale a 04 anos 08 horas por dia. Existem controvérsias, você não precisa de tudo isso pra se tornar mestre ou extraordinário.

Há quem fale com quem estuda aprendizagem acelerada que você pode em 20 horas, focado, consciente, e buscando as melhorias já atinge um certo nível de maestria.

Eu acredito que se a maestria que eu busco na vida, de ser extraordinário, ser além do ordinário, sair do comum, se a gente faz igual a todo mundo é a média, é o mediano, a gente quer ser mais do que isso e tem capacidade e potencial para isso.

Pra isso a gente só precisa de prática e repetição. Maestria Intelectual, conhecimento, coloca em prática, você vai ter uma Maestria Emocional, aí você vai anexar emoção ao conhecimento, fazer novas distinções, aí: prática e repetição; prática e repetição; prática e repetição; E cada vez que você pratica e repete você atinge um nível mais alto de maestria e se torna cada vez mais uma pessoa extraordinária com resultados extraordinários.

O crescimento leva a maestria, cada vez que a gente busca crescer, busca se desenvolver, busca uma nova distinção a gente tá desenvolvendo a maestria intelectual, emocional e física o crescimento se torna mais rápido e fácil. Então isso é um ciclo virtuoso, quanto mais você cresce mais maestria você adquire, quanto mais maestria você adquire mais fácil é crescer. É um sistema que se retroalimenta.

O bacana é que a gente pode crescer a partir de qualquer experiência, até das ruins, ou melhor, inclusive das ruins porque é nas experiências ruins que você volta para o presente, então a gente observa e pergunta o que pode melhorar ou como fazer pra sair dessa situação.

A gente pode crescer também tendo as mesmas experiências, quantas vezes você já leu um livro duas ou três vezes e cada vez é um novo livro? Eu sei que eu já li e cada vez que eu leio um livro de novo, faço um curso de novo, é um novo livro, um novo curso.

Por que? Porque eu cresci aqui, eu atingi uma maestria, e aí dando aquelas distinções, o mapa ampliado, volto para aquela mesma experiência eu vejo um novo curso, vejo um novo livro, tenho novas sacadas e faço novas distinções em um outro nível: prática e repetição; prática e repetição; prática e repetição; trazer o conhecimento para o músculo mesmo!

Quando isso acontece, você simplesmente reage e não pensa: “E agora o que eu faço, vou pra lá, pra cá?!”. Não! Maestria, é tornar isso automático, fazer parte de você, da sua vida e de quem você é. E quando você atinge esse grau de maestria, em qualquer nível, cada vez mais você atinge resultados melhores.

Agora eu te pergunto: Como você integra o crescimento na sua vida? O que você faz no seu dia a dia para crescer?

Faz uma reflexão, a gente precisa crescer e toda vez que a gente cresce e vê progresso a gente se sente feliz.

Então, como você integra o crescimento na sua vida, o que você faz pra crescer continuamente na sua vida e principalmente, qual a área da sua vida que está mais focado em crescer hoje?

Deixa aqui um comentário, me fala, eu quero saber, qual a área da sua vida que está mais focado em crescer hoje?

Faz essa reflexão, prática e repetição; prática e repetição, traz essa maestria para o músculo, traz o conhecimento para o músculo e você vai ver os resultados.

Se você acha que vai valer a pena para alguém, compartilha.

Vai ajudar a pessoa e me ajudar também e me estimular a criar cada vez mais conteúdo de qualidade pra te ajudar a ter uma vida mais extraordinária, pra te ajudar a te empoderar pra ter níveis maiores de qualidade de vida, de empoderamento pessoal, pra atingir a vida dos seus sonhos, a vida que você realmente merece.

Ah, inscreva-se também em meu Canal do Youtube!

Até a próxima, valeu!

André Sampaio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.