Iogurte conhece Iogurte

IOGURTE CONHECE IOGURTE

Opa! Aqui é o André Sampaio, do Superando Seus Limites e do CONAPNL.

E hoje eu quero te contar uma história que o Richard Bandler, co-criador da PNL, costuma contar muito nos treinamentos que ele faz. É sobre o iogurte. Ele conta que, não me pergunte como, algumas pessoas inventaram um experimento que era o seguinte: eles pegaram um iogurte, dividiram em duas culturas de iogurte e colocaram em dois recipientes.

E aí em um recipiente eles colocaram algum instrumento para medir a atividade elétrica do iogurte. E no outro, que não tinha isso, eles colocaram leite. Como você deve saber, o iogurte é resultado da fermentação de uma bactéria, e a bactéria se alimenta de leite, e por isso o iogurte se alimenta de leite e acaba criando mais iogurte.

Enfim, a partir do momento em que eles colocavam o leite no iogurte, o outro iogurte que não recebeu o leite começava a apresentar atividade, começava a ficar doido. E aí essas pessoas que estavam fazendo esse experimento falaram assim: “Nossa, Richard. Que coisa esquisita! Tem que existir uma explicação para isso. Por que quando um iogurte é alimentado, o outro fica doido. De alguma forma, ele sabe que o outro está sendo alimentado.”

Daí o Richard fala assim: “Bom, a explicação é simples: é por que eles são irmãos gêmeos!” Aí os cientistas, as pessoas que estavam fazendo esse experimento, falaram: “Não, que absurdo! Isso não é uma explicação lógica! Não é possível!” Aí o Richard vira assim e fala: “Bem, tem uma outra explicação para isso: iogurte conhece iogurte”.

E eles falaram assim: “Nossa, que coisa estranha. Iogurte conhece iogurte.” Então eles começaram a falar assim: “Vamos fazer o experimento para tentar bloquear essa comunicação. Não sei como os iogurtes estão se comunicando, mas vamos tentar bloquear essa comunicação”. Então construíram uma barreira entre os dois recipientes de iogurte de barreira, vários tipos de metais e até uma barreira eletromagnética, e não adiantava qualquer coisa que eles fizessem, nada funcionava para impedir a comunicação entre os iogurtes.

E eles falaram assim: “Nossa, é impossível. Eu não sei por que isso acontece, mas também não tem como resolver esse problema de impedir a comunicação entre eles”. Daí o Richard virou e falou assim: “Bom, então deixa aqui comigo uma semana que eu vou construir uma barreira que vai impedir a comunicação entre os iogurtes”.

E eles falaram: “Não, isso é impossível”. E aí ele inclusive aproveita esse “isso é impossível” para falar assim: “Vocês já devem ter falado isso: ‘Nossa, isso é impossível!'”. Esse é o problema do mapa. Quando você tem um mapa muito restrito que não reflete a realidade. Você sabe que o mapa não é o território. Então quando você tem um mapa restrito, você fala “Nossa, é impossível!” Realmente, dentro daquele mapa pode ser impossível.

Mas por que? Por que a realidade é mais complexa do que o mapa que você tem, então quando você pensa e vive só no seu mapa, você está eliminando um monte de possibilidades que talvez sejam possíveis. As pessoas deixaram. “Bom, tudo bem, Richard. Vamos voltar daqui a uma semana”.

Uma semana depois eles voltaram e o Richard conseguiu construir uma barreira que impedia a comunicação entre os iogurtes. Então um iogurte era alimentado com leite, as bactérias do iogurte, e o outro passou a não ter mais nenhuma atividade. E eles falaram: “Nossa, mas como foi possível? Como é que você fez isso?”

Aí o Richard falou assim: “É simples: iogurte conhece iogurte. O que eu fiz? Eu construí uma barreira que na verdade é um aquário de iogurte. Então quando em um iogurte, as bactérias do iogurte que foram alimentadas com leite começaram a vibrar, eles vibraram e começaram a emitir essa vibração para o outro, mas não conseguiram passar pela barreira por que a vibração foi absorvida pelo iogurte que estava dentro da barreira. E isso quer dizer o quê? Quer dizer que iogurte conhece iogurte, pessoas conhecem pessoas.

E tudo aquilo que vibra, vibra junto. Então a moral da história, a grande mensagem é que o seu estado emocional influencia com quem você anda, influencia as pessoas com quem você anda, e você também é influenciado pelas pessoas com quem você anda. Então é muito importante sempre pensar no estado emocional. A vibração na qual você está a cada momento vai fazer você influenciar e ser influenciado pelo ambiente e pelas outras pessoas por que iogurte conhece iogurte, pessoas conhecem pessoas.

Então presta atenção no seu estado emocional que você vai atrair as coisas que estão vibrando em sintonia com você. Lembra disso: iogurte conhece iogurte.

No próximo vídeo, eu vou te mostrar a tríade do significado, que você vai aprender com essa tríade como alterar em um piscar de olhos qualquer estado emocional no qual você esteja, como mudar o seu estado emocional e como ter controle sobre o seu estado emocional.

Então é isso aí, fica para o próximo vídeo.

Se você gostou desse vídeo inscreva-se no meu canal.

Bom, e aqui deve ter um link também para a minha lista VIP, se você gostou. Quer receber outros vídeos meus? Se inscreve também. Nessa página deve ter o link.

É isso aí, te vejo no próximo vídeo.Para mais sacadas de PNL acesse:
http://bit.ly/ssl-vip

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.