Ferramentas de PNL – Técnica da Confusão

Ferramentas de PNL – Técnica da Confusão

Hoje eu quero passar pra você duas perguntas mágicas que eu uso nos meus processos de Coach e que eu gosto muito porque são perguntas que tem o poder de transformar crenças e transformar vidas.

Por que mágicas? Como você já deve saber, na Programação Neurolinguística a base é a linguagem, uma comunicação precisa para entregar o maior valor, a transformação. Você já sabe que a gente representa as experiências que acontecem, aquilo que a gente vê ou sente a gente representa de uma forma na nossa mente e a gente usa palavras pra dar significado. A própria linguagem é a ferramenta que você usa pra transformar esse modelo de mundo.

Na maioria das vezes, quando você tem um problema, na verdade, você tem um mapa limitado, um mapa pobre. Na realidade mesmo, essa que tá aqui fora, é muito ampla e rica, cheio de possibilidades. Quanto a gente tem um problema tem na verdade um mapa restrito e pobre.

A gente usa perguntas mágicas pra expandir esse mapa. Primeiro, pra entender o mapa e depois pra expandir as possibilidades.

Aqui eu quero te trazer duas perguntas fenomenais pra eliminar crenças e instalar novas crenças. É muito comum as pessoas manifestarem crenças no dia a dia. Ah! Isso é impossível! Ah! Eu nunca vou conseguir fazer isso! Ah! Eu não posso!

São crenças, Joseph O’Connor gosta de chamar de pensamentos habituais, e crenças na verdade são só ideias. Quando você se deparar com isso, você mesmo pode fazer um auto coach, obviamente não tão eficaz quanto um coach mas, já é melhor do que nenhum.

Se você se pegar falando…eu não posso! Eu não consigo! Eu nunca vou conseguir fazer isso! Você se pergunta! Você tem certeza?

A resposta que pode vir é, tenho certeza absoluta! Se a crença for absoluta e ponto, você vai sacar essa pergunta mágica.

Você tem certeza suficiente para estar incerto? Quando você faz essa pergunta, a pessoa entra num leve estado de confusão.

Tem certeza? Sim, tenho certeza absoluta!

Você tem certeza suficiente para estar incerto? Dá um tilt!

A gente tem que lembrar do Milton Erickson, ele fazia isso…o consciente ficava perdido e aí ele mandava as informações pro subconsciente diretamente pro inconsciente. Então, esse é o momento certo pra você que é Coach ou terapeuta, direcionar a atenção dela pra onde você quer levar. Aí está o momento de você levar ela pra uma nova crença, pra uma crença possibilitadora. Então, você faz a pergunta?

Como você saberia se isso não fosse verdade? Quando você faz essa pergunta, a pessoa tem que obrigatoriamente imaginar fazendo isso pra poder te responder. A pessoa te falou assim…eu nunca vou conseguir ter sucesso! Como você saberia se isso não fosse verdade? Se isso não fosse verdade, eu teria que ter sucesso! Aí, ela tem que se imaginar tendo sucesso.

E o primeiro passo para você instalar uma nova crença, é fazer a pessoa imaginar isso, fazer ela pensar sobre essa ideia. Automaticamente ela está confusa sobre a antiga crença de que não era possível e ela começa a pensar na nova possibilidade.

São duas perguntas incríveis que você pode usar imediatamente nos seus processos e começar já a ter resultados. É mágico porque a transformação acontece! É uma sacada, uma intervenção estratégica que faz toda a diferença.

Eu quero completar aqui falando sobre a técnica da confusão, que quando você faz isso, você abre mesmo a chance de influenciar mais a pessoa. Eu aprendi com Jeff Zeig isso e eu quero que você entenda mais a fundo a técnica da confusão.

Você tem uma mente consciente e uma mente inconsciente. A sua mente consciente tem as suas maneiras de entender, mas o tipo de entendimento consciente que você conscientemente entende é diferente do tipo de entendimento inconsciente que você inconscientemente entende, então, existem os mal-entendidos.

Você pode entender conscientemente os seus mal-entendidos inconscientes ou você pode inconscientemente entender mal os seus entendimentos conscientes. Mas a maneira de entender conscientemente o que você entende inconscientemente é diferente do mal-entendido inconsciente que você inconscientemente entende.

Mas, você não consegue realmente entender até que você esteja disposto a ficar confuso em relação aquilo que você já sabe, porque só então, o que você sabe vai crescer, melhorar e finalmente vai se tornar ainda mais útil.

Então, essa é uma das inúmeras técnicas de Programação Neurolinguística dentro das ferramentas de PNL que você pode usar pra gerar resultados melhores e mais rápidos pra sua vida e conseguir chegar onde você quer ir.

Se você é coach ou interessado no assunto, eu vou fazer um webinário falando sobre as ferramentas de PNL aplicadas ao Coach pra ajudar a se tornar mais excelente com estratégia.

Este é o link pra se inscrever no Webinário (ferramentas de PNL para Coach), clica e a gente se encontra lá:

www.ferramentasdepnl.com.br

André Sampaio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.