O estado de plenitude para se ter melhores resultados

Estado de COACH  

  Robert Dilts, que é co-desenvolvedor da PNL, desenvolvedor da 3ª geração da PNL (PNL Sistêmica), chama, o seu “Estado Melhor”, o seu “Estado de Plenitude”, o seu “Estado de Mais Recursos” de “Estado de Coach”, e a gente vai entender o que é esse “Estado de Coach”.

Um dos pressupostos da PNL é que todo mundo tem todos os recursos necessários para realizar qualquer tipo de mudança. Se em algum momento você se sente fraco, sem opção, impotente, se sente que te faltam recursos, recursos internos, saiba que você tem, basta você acessá-los e é disso que estou falando, desse estado onde você acessa todos os recursos simultaneamente, ao mesmo tempo.

E quando você está nesse estado, como o Richard Moss chama, “Estado de Presença”, é um estado onde você não precisa de técnica, ferramentas, você simplesmente está presente, acessando todos os recursos, não precisa de mais nada.

Robert Dilts diz que em geral, quando a pessoa está passando por uma crise ou por alguma dificuldade, ela está em um estado que ele chama de “Estado de CRASH” (batida, colisão, choque) e cada letra de “CRASH” tem o seu significado:

C” – Contracted (Contraído) – quando a pessoa está contraída;

R” – Reactive (Reativo) – quando a pessoa não para pra pensar e reage de imediato;

A” – Analysis Paralisis (Paralisia pela Análise) – quando a pessoa fica paralisada diante da situação, se vê sem escolhas;

S” – Separeted (Separação) – quando a pessoa mesma se separa da situação;

H” – Hatred / Hurt (ódio / raiva)

Imagine alguém que consegue acessar recursos resolver problemas ou se comunicar bem com outras pessoas nesse estado de CRASH?

E ele fala que existe um outro estado, o “Estado de Coach”, onde cada letra também tem o seu significado:

C” – Centred (Centrado);

O” – Open – (Aberto);

A” – Awerness (Consciência) – estar consciente com o presente;

C” – Connected (Conectado) – contrário ao “S” de “CRASH”, aqui a pessoa está conectada, seja com ela mesma, com a própria essência, algo superior a nós, uma conexão com as outras pessoas, com o ambiente;

H” – Holding (Segurando) – aqui no sentido de acolhimento, sem julgamento. O problema, não são nossas emoções, mas sim o julgamento que fazemos sobre elas. Exemplo: eu fico envergonhado ou com raiva e depois digo: “Que coisa feia que eu fiz, fiquei com raiva, com ódio…”.

No estado de Coach, você está acolhendo este sentimento. É natural, é humano.

Então no estado de CRASH: contraído, reativo, paralisia pela análise, separado e com ódio, raiva;

E no estado de COACH: você vai estar centrado, aberto, consciente, conectado e acolhendo você, suas emoções, e quando você acolhe suas emoções, você tem capacidade e pode acolher as emoções das outras pessoas.

A boa notícia é que a gente pode se condicionar e entrar nesse estado de Coach e pra isso, se você se interessou e quiser saber mais, eu gravei uma meditação guiada, um áudio em mp3, pra te guiar nesse estado, pra você experimentar, e não só uma vez, mas que você faça isso todos os dias.

Então, se quiser fazer o download, desse presente pra você, basta acessar o link logo abaixo e deixar seu e-mail como cadastro e você vai receber no seu e-mail o mp3 para o download:

Meditação Guiada – Estado de Coach 

Se você gostou desse conteúdo, comenta, compartilha!

Ah, inscreva-se também em meu Canal do Youtube!

Até a próxima, valeu!

André Sampaio

1 comentário


  1. André estou muito agradecida por encontrar a PNL no meu caminho principalmente no momento que estou vivendo. Sinto uma força maior do que eu me impedindo de seguir, viver a vida em plenitude, um desânimo imenso. Desejo conseguir com seu curso sair desse marasmo que me prejudica até na convivência social. Obrigada por dispor gratiuitame seu curso. Muito obrigada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.