5 dicas de PNL para iniciantes

Dicas de PNL

O estudo da PNL para iniciantes, pode ser muito perturbador já que a disciplina “quebra” crenças limitantes que são tidas como verdades absolutas para a maioria das pessoas. O segredo da prática reside justamente nessa inovação de conceitos que consegue criar um “novo” ser a partir de uma observação diferenciada do mundo à sua volta.

Mesmo que duas pessoas passem pela mesma situação, terão visões e aprendizados diferenciados. Isso se dá porque cada um vê o mundo ao seu redor de uma maneira, e por causa disso é que as práticas de PNL mostram-se tão eficazes em alguns tipos de tratamento. Existe uma preocupação com o “eu” individual e a forma como interage no todo.

PNL para leigos

Já falamos anteriormente que não é preciso ter uma formação acadêmica específica para estudar os fundamentos e princípios da PNL e aplica-los no dia a dia. Sendo assim uma dona de casa pode usar fundamentos práticos para melhorar seu rendimento nas tarefas domésticas da mesma forma que um professor pode utilizar outras técnicas para ter resultados positivos em sala de aula.

Como pode ser usada por pessoas completamente leigas das mais variadas camadas sociais, existem alguns fundamentos que são tidos como básicos para não haver uma perda de conhecimento ou aplicação errada dos conceitos. Veja algumas dicas para quem está iniciando nos estudos de PNL.

1 – Busque conhecer-se melhor

Interessar-se por PNL já demonstra uma preocupação em conhecer a si mesmo. Dentro dessa busca podemos encontrar crenças que nos foram impostas que farão com que nos enxerguemos como seres extremamente complicados. Não se deixe intimidar pelo que encontrar no caminho do auto-conhecimento, encarar tudo de frente é a melhor maneira de conseguir sucesso na vida.

2 – Conheça os pressupostos do método

Começar o estudo de PNL conhecendo os pressupostos da metodologia é o caminho mais curto para entender a complexidade de alguns exercícios que são utilizados para os mais variados fins. Procure entender, realmente, as premissas principais da prática para não se debater com conceitos mais aprofundados no futuro.

3 – Encare tudo com a mente aberta

O primeiro sinal que dirá se está pronto para aprender sobre PNL é a forma como encarar os conceitos que forem sendo apresentados. Procure ver tudo com a mente aberta e livre de preconceitos de qualquer espécie. Essa é a melhor maneira de tirar o melhor proveito do que for aprendido.

4 – Não tenha medo de praticar

Ler, ouvir áudios e assistir vídeos é uma ótima maneira de se iniciar nos estudos de PNL, porém algumas coisas só são aprendidas na prática. Não tenha medo de fazer exercícios básicos, experimente diferentes técnicas nas situações que deseja melhorar e veja qual a mais eficaz para sua necessidade. A prática sempre leva à perfeição.

5 – Não desanime nunca

Um dos pressupostos da PNL diz que “não existem fracassos, apenas resultados”. Esse conceito é muito importante para os momentos em que sentir-se frustrado com algum resultado negativo que for obtido. Não desanime dos seus estudos, compreender cada vez melhor a si mesmo, através da PNL, pode ser a melhor forma de se conhecer.

Leia, indague, pesquise, procure sempre a excelência das informações e conte sempre com um profissional qualificado para auxiliar com dúvidas. Dessa forma o aprendizado em PNL será mais efetivo e gratificante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.