Como Vencer o Medo que está destruindo seus Sonhos

Hoje vou falar sobre o principal fator de realizar nosso sonho, nossos objetivos, nossas metas que é o medo. Exatamente! Todo mundo tem medo em alguma área da sua vida, o medo é um mecanismo de sobrevivência e é bom que a gente tenha medo. Se a gente não tivesse medo, provavelmente a gente morreria muito cedo.

O medo é importante, mas o medo é aquele mecanismo que coloca a gente num estado de bater ou correr. Num estado de risco eminente, ou reagindo com medo ou encarando e batendo no caso de uma ameaça.

O medo destrói as nossas vidas, o medo destrói a nossa alegria de viver. O medo destrói as possibilidades que a gente tem de conquistar algo a mais. O medo destrói a qualidade de vida.

Por isso que é importante falar sobre isso e o que a gente pode fazer?

Na verdade, o medo nunca vai embora, a gente não consegue simplesmente eliminar o medo da nossa cabeça. Você supera um, sempre tem outro, ele está sempre presente, a gente tem que aprender a viver com ele.

Principalmente, o medo vem do passado, vem de histórias. Alguma coisa aconteceu no passado, ou você teve uma experiência ruim num relacionamento ou você passou vergonha em alguma situação e você tem medo de passar por isso de novo.

Em função dos eventos passados você passa a ter medo, você aprendeu a ter medo e aquilo tá te restringindo, te impedindo no presente e te limitando no futuro.

Então, vamos entender como funciona o medo?

Muitas vezes a gente se conforma com o medo e com a vida que a gente tem pra não encarar ele.

Ah! Tá ruim, mas tá bom! Que vida é essa!

A gente começa a se comparar com quem está pior do que a gente para falar assim: “Tá vendo? Até que minha vida tá boa! Isso não funciona, essa não é a vida que eu quero pra mim!”

Imagino, que se você me acompanha, não é a vida que você quer pra você também!

E se você fala: “Ah! Eu não tenho medo! ”, talvez você tenha stress!

O stress esconde o medo, normalmente quando você está estressado é porque você tem que fazer alguma coisa e se você não der conta daquela situação, você vai ter que encarar o teu medo.

Ah! Estou estressado com o trabalho! Talvez tenha medo de perder o emprego e aí tem medo de ficar sem dinheiro e não dar conta da casa, de fracassar. Então, percebe que, o stress também está ligado ao medo.

Existem vários tipos de medo. Medo de ficar sozinho, medo da rejeição, medo do             fracasso, medo do sucesso, medo de morrer, medo de ficar doente, medo de perder alguma coisa, perder alguém, perder dinheiro, medo…medo.

Na minha experiência, todos os medos se resumem a dois principais medos:

O primeiro medo, é o medo de não ser suficiente. O medo de não ser bom suficiente, o medo de não ser inteligente suficiente, de não ser rico suficiente, bonito suficiente, grande suficiente, esperto suficiente. No fundo, todo mundo tem esse medo.

Esse medo, leva ao segundo medo que é:

O medo de não ser amado. Esse medo é muito real e muito importante, a gente tem essa necessidade de ser amado. Recém-nascidos que não tem contato físico, seja com a mãe ou com outra pessoa eles morrem. Literalmente morrem se não tiver um contato físico, de pele, de calor humano o bebê morre.

Existe até uma síndrome das crianças que são rejeitadas e acabam ficando no hospital só olhando para o teto, elas desenvolvem uma síndrome por falta de contato humano. Então, realmente a gente tem esse medo de não ser suficiente e medo de não ser amado.

Como a gente resolve isso? Qual o ponto de virada?

Eu gosto de uma citação do Joseph Campbell que é o autor do livro “Heróis de Mil Faces”, da “Jornada do Herói”, ele fala que: “na caverna que você mais teme entrar está escondido o tesouro que você procura. ”

Percebe que, se você não encarar o medo você não vai conseguir chegar onde você quer!

Você tem que confrontar o medo e esse é o principal fator; é o principal ponto de virada. Como eu falei antes, a gente não tem como eliminar o medo da nossa vida, simplesmente tem que enfrentar ele. Ou a gente aprende a lidar com o medo e convive com ele, dança com ele ou se a gente resistir ele persiste.

Parar de contar historinhas porque que você não vai encarar o medo! Ou você tem resultados ou você tem histórias.

Existem duas formas de superar o medo:

Ou você acha alguma coisa que você tem mais medo do que aquilo…imagina que você é um vendedor e você tem medo de abordar o cliente ou tem medo de ligar para os clientes. Esse medo te impede de ligar. Você faz uma ligação e o cara é grosso com você, aí você já não quer mais!

Mas se você falar assim: “Poxa vida! O que que eu tenho mais medo do que isso? Eu tenho medo de chegar no final do mês e não bater a minha meta, chegar no final do mês e ser despedido e não conseguir pagar a conta e ser um fracassado. Ah! É melhor eu ligar para o cliente porque meu medo de ser um fracasso, de perder dinheiro, de perder o emprego é maior do que o medo de ligar para o cliente”.

Então, se você encontrar um medo maior do que aquele medo que você precisa encarar essa já vai ser uma motivação.

Esse é um ponto e outro ponto que eu gosto bastante é o exercício da cadeira de balanço. Eu me imagino bem velhinho, com 110 anos de idade na minha cadeira de balanço olhando pra trás e falando: “O que eu fiz da minha vida? ”

Eu compartilho o meu medo com você, que é chegar no final da vida e falar o que eu fiz da minha vida? Se eu chegar e falar: “Eu tenho orgulho do que eu fiz da minha! ” Aí eu estou feliz! Mas, eu tenho medo de chegar lá aos 110 anos de idade e olhar pra minha vida e falar: “Eu desperdicei a minha vida, eu empurrei a minha vida com a barriga, eu não fiz nada de diferente, não fiz nada que valesse a pena! Eu não contribuí, eu não ajudei, não cresci! ”

Isso me motiva a encarar os meus medos, me motiva a sair da minha zona de conforto. Isso me motiva a fazer o que tem que ser feito apesar do medo. Ser corajoso é agir, apesar do medo.

Aqui, eu quero fazer um exercício com você! São três passos:

O que está te segurando hoje de ter a vida que você quer? Qual é o medo que te segura? Para e pensa um pouquinho.

Segundo passo; O que você tem mais medo do que isso? Qual é o seu medo maior?

E depois você tem que se comprometer! Se compromete aqui comigo a fazer alguma coisa que você nunca fez antes em direção do teu sonho que vá apesar do medo. O que você pode fazer hoje? Um passinho que seja na direção de enfrentar o medo, na direção de realizar os seus objetivos.

Depois que der o primeiro passo, os outros ficam mais fáceis.

Então é isso aí!

Se você gostou compartilha aqui comigo qual é o seu medo!

Eu fico por aqui e até a próxima, valeu!

André Sampaio

7 Comentários


  1. Tenho medo de chegar na velhice e não ter feito nada de sentido na vida

    Responder

  2. 1° procrastinação
    2° meu maior medo é não ter o amor das pessoas
    3° minha ação é ter coragem mas não consigo.

    Responder

  3. Bom dia. Gostei muito do vídeo Como Vencer o Medo. Obrigada por compartilhar.

    Responder

  4. Boa tarde!
    de fato a sua sequência de fatos que geram meus medos são reais. O medo maior já me deu susto e pensei melhor. Já de início.
    Obrigado!
    espero no final do curso que eu reaja a toda essa procrastinação que está consumindo minha vida!
    att

    Responder

  5. Comprei seu curso e desse entao não me canso de ver e rever seus vídeos.
    Fantástico!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.