Zona de Conforto – Como Sair da sua Zona de Segurança

Como sair zona de conforto ou sua da zona de segurança

Muitas pessoas as vezes me perguntam: “Meu maior desafio é abrir mão da minha segurança; meu maior desafio é sair da minha zona de conforto; é fazer aquilo que tenho que fazer, mas eu não consigo, sei que tenho que fazer, sair da zona de conforto é muito pra mim ”.

Eu quero te contar uma história, que fez toda a diferença pra mim:

Certa vez um discípulo chegou para o Mestre e falou: “Mestre, eu conheço uma família que são o pai, a mãe e seis filhos, eles são muito pobres, são praticamente miseráveis. Eles moram num barraco e um único bem que eles têm é uma vaquinha. Essa vaquinha dá leite e eles todo dia tiram o leite dela, fazem queijo e vendem esse queijo e é do resultado desse queijo que essa vaquinha já magrinha que eles sobrevivem!

E o Mestre falou: “Você quer ajudar essa família? ”

“Quero, quero muito! ”

“Ótimo! Então você vai fazer o seguinte; hoje à noite você vai lá, quando todo mundo tiver dormindo pega a vaquinha leva até o precipício e empurra ela do precipício! ”

O discípulo ficou assustado e disse: “Mas Mestre, a família vai morrer de fome! É o único sustento deles, é a única coisa que eles têm na vida! Sobrevivem do queijo dela, como vou matar a vaquinha? ”

E o Mestre falou: “Você não quer ajudar essa família? Então vai lá e mata a vaquinha! ”

O discípulo sem entender nada, mas confiando na sabedoria do Mestre foi lá e fez o que ele havia mandado.

E o tempo passou e alguns anos depois esse discípulo volta a casa dessa família e chega no lugar onde era a casa e não vê mais barraco; não vê mais aqueles molequinhos com o pé descalço correndo pelo chão com barriga d´água, cheio de verme. Ao contrário, vê uma casa grande, carros na garagem, piscina, prosperidade e ela fala: “Não é possível, alguma coisa aconteceu aqui! A família deve ter ido embora, compraram o terreno e construíram tudo isso! ”

Resolveu tocar a campainha e atende o pai da família; ele assustado fala assim: “O que aconteceu? Faz alguns anos que a gente não se vê, mas como que aconteceu tudo isso? Como você deu essa guinada na sua vida? ”

“A gente passou por uma fase muito difícil, um certo dia, do nada, a gente acorda e a vaquinha sumiu! Descobrimos que ela tinha caído do precipício. Foi muito difícil, ficamos sem saber o que fazer, era nossa única fonte de sustento e no desespero a gente precisou achar outros meios de sobreviver.

Então cada um foi para um lado, cada um arrumou um emprego. Um filho foi para o comércio, outro filho foi estudar num escritório de contabilidade, outro foi fazer não sei o que… e então eu comecei a comprar mercadoria com o pouquinho de dinheiro que sobrou, ou fiado; eu comprei e comecei a revender na rua e aí a coisa cresceu, a gente abriu um Supermercado e agora somos donos do maior Supermercado da região e aqui estamos… com essa prosperidade toda! ”

Eu não vou aqui te falar da moral da história, e não vou interpretar! Eu quero que você faça isso! Você vai aplicar na sua vida!

Isso é uma história; uma metáfora e de certa forma é um padrão hipnótico do Milton Erickson.

Então é isso aí!

Até a próxima e valeu!

André Sampaio

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.