Como Instalar um novo Hábito

Como Instalar um novo Hábito

Hoje eu estou muito feliz! Porque hoje é o vigésimo dia do desafio 30 em 30 do Superando seus Limites, desafio que eu coloquei pra mim mesmo e sugeri pra você há 20 dias atrás quando eu fiz o primeiro vídeo zero, soltando desafio. Eu desafiei você a entrar comigo por 30 dias e fazer alguma coisa!

E porque 30 dias? E não 20 ou 40 dias?

Porque o vigésimo dia que é hoje é tão importante? Há um tempo atrás eu fiz um curso com Eben Pagan sobre produtividade “Wake up Productive” e nesse curso ele explica uma teoria sobre gravidade do hábito e velocidade de escape que é aquela velocidade onde a nave espacial já não mais a força da gravidade então ela já está se movendo só por impulso, ela não tem mais força atuando sobre ela.

Ele fala primeiro o seguinte: nós temos duas coisas fundamentais muito raras.

Primeiro é o estado de atenção, aquele estado de presença que estamos sempre no automático, mas de vez em quando a gente tem aqueles momentos que a gente para e começa a estar no presente e refletir na vida e nesse estado de presença são aqueles momentos que você reflete e fala…eu preciso fazer essas mudanças pra ser mais produtivo ou pra ter aquilo que você quer, por isso você precisa estar nesse estado de presença, que é uma coisa rara de acontecer.

Outra coisa é a força de vontade, ele fala o que ele aprendeu com Tony Schwartz é uma forma de energia mais vital, e mais importante e rara que a gente tem.

Ambos, o estado de presença e a força de vontade temos muito pouquinho delas e todo dia agente gasta ela. A força de vontade a gente acaba gastando muito, qualquer coisa que a gente resiste ou qualquer coisa que a gente gostaria de fazer e não faz, algo que a gente se obriga a fazer, a gente vai gastando força de vontade. É por isso que a gente chega no final de um dia exaustivo e cansativo, a gente chega sem força de vontade porque a gente foi gastando nossa força de vontade ao longo do dia.

Então, essa teoria da gravidade do hábito e velocidade de escape é baseada nesses dois conceitos: estado de presença e força de vontade.

Estado de presença é aquele momento que a gente fala… eu preciso fazer essa mudança, preciso colocar esse hábito na minha vida! Á partir do momento que isso for um hábito eu não vou mais precisar de força de vontade pra fazer aquilo acontecer, isso vai entrar no automático, mas o difícil é como tornar isso um hábito.

Nesse momento de presença que foi o que aconteceu comigo eu falei…eu preciso gravar vídeos, preciso compartilhar mais conhecimento, preciso agregar mais valor pra você! Não era uma coisa simples pra mim, aos poucos está se tornando cada vez mais simples, era muito difícil, um desafio mesmo! Coloquei toda a minha força de vontade pra gerar um conteúdo todo dia e por isso eu lancei o desafio, fiz o primeiro vídeo, soltei na internet e falei…agora tá lançado e eu não posso quebrar a minha promessa! Eu me comprometi com você que eu ia fazer os 30 vídeos e estou fazendo e é isso que me dá a força de vontade todo dia pra eu focar e canalizar a minha força de vontade pra gerar esses conteúdos.

Então, basicamente é o seguinte: Eu vou fazer uma representação gráfica e você vai entender!

Dia zero…é mais ou menos isso aqui! Dia zero é aquele momento que você decide implantar o seu hábito, no meu caso era o hábito de gerar conteúdo e gravar vídeos todos os dias.

Vamos dividir em três fazes: dia 10, dia 20 e dia 30

Essa primeira fase do dia zero ao dia 10, são os primeiros dias que você está empolgado, você decide que vai entrar numa dieta, que vai fazer exercício e aí no primeiro dia só come salada e vai para o exercício, fica duas horas na Academia, no dia seguinte você está meio dolorido mas continua indo e vai…no terceiro dia já começa a pegar uma gravidade. Essa fase ele chama de Desafiando a Gravidade porque é um desafio mesmo!

No comecinho é tranquilo, você tem aquela energia toda, mas depois a gravidade começa a pegar! Os 10 primeiros dias é crucial, comigo foi assim também, desafiei a gravidade nos primeiros dias dessa série de vídeos!

Na segunda fase, ainda tem muita gravidade ele chama de Resistência. Uma metáfora bacana pra explicar isso é o lançamento de um Foguete. Quase todo o combustível é consumido pra colocar o foguete fora da Atmosfera, Porque? Porque tem muita gravidade, você tem a resistência da gravidade, o gás vai acabando e continua subindo e você tem de queimar muito combustível!

E chegando no dia 20 ao 30, o hábito ainda não está instalado, mas ele já começa a diminuir a gravidade, mas, isso já passa a ser tornar um hábito, já fazer parte do dia a dia, não é tão difícil mais fazer, já é meio natural e mais fácil de fazer! Por isso é tão importante o dia 20.

Na fase do 20 ao 30 é a fase da aclamação ou aplausos. É a fase que fica mais fácil e a partir do dia 30 você já pode considerar o hábito instalado em você. Já vai isso naturalmente!

Obviamente se você não fizer, não mantiver isso, você vai perder! O hábito é como um músculo, se não usa você perde.

Então por isso que estou feliz, estamos no dia 20, passei a resistência indo pra fase da aclamação e 90% do desafio já está vencido e agora e só realmente terminar!

Eu vou te contar uma história! Eu já fiz esse desafio mesmo antes de saber dessa teoria, alguns bons anos atrás eu precisei fazer uma prova, eu não queria fazer, era uma prova de capacitação física e eu precisava correr nessa prova e eu tava com sobrepeso de mais de 100kg e eu tinha um mês pra correr 2 km, eu não tinha tempo e nunca tinha corrido na vida!

Eu disse…tenho 30 dias e era uma prova importante pra mim, eu tinha que passar na aptidão física e eu procurei uma treinadora pra correr e comecei a correr. Todo dia eu corria e no começo realmente foi aquela coisa difícil! Tudo dói e depois continua sendo incômodo nessa fase da resistência e mesmo assim continuei correndo, quando chegou na fase da aclamação eu já tava correndo melhor e eu cheguei num ponto de senti prazer na corrida!

Chegou uma hora que os hormônios e a endorfina soltando no corpo, já tinha passo por essa fase de resistência, já não sentia tanta dor! E até que eu tive que parar! E depois disso fiz a prova e fui aprovado e eu não parei de correr, gostei tanto de correr que continuei por alguns anos e cheguei a correr meia maratona. Chegava no final de semana eu corria longões de 18km, era muito gostoso!

Mas se você não usa, você perde! Então parei de correr em função de trabalho e perdi o hábito, pra voltar agora eu vou ter que passar por todo esse ciclo novamente!

Se você quer instalar qualquer hábito que seja, tenha um momento de presença. Veja o que é importante pra você e transforme isso numa rotina, pensa nisso…pensa em 30 dias e faz uma coisa só por mês. Não faça três coisas ao mesmo tempo. Se você conseguir instalar um hábito por mês, ótimo!

Passando 30 dias, instala outro! Lembra que você tem só um pouquinho de força de vontade e uma vez gasta ela acaba! Escolha com sabedoria aonde você vai gastar a sua força de vontade, então, faça uma coisa só por mês. Nos primeiros 10 dias é tranquilo, você tá com gás… depois a coisa fica mais difícil

De 10 a 20 dias é crucial porque é aqui que as pessoas mais desistem, é aqui que as coisas se tornam mais chatas, você vai começar a dar desculpas e que você não pode continuar…talvez até fique doente nessa fase, pegou muito pesado no começo e aí não vai…acabou!

Então, vai com calma, devagarzinho porque o importante não é o resultado logo! Se você tiver fazendo um exercício ou uma dieta não pensa no resultado, pensa em instalar, pensa em chegar nos 30 dias. Chegou nos 30 dias é tranquilo, passa a ser parte do seu dia a dia e a força de vontade já se instalou como uma rotina.

E assim como eu muitas vezes eu quis desistir, mas em função daquele desafio e do compromisso com vocês eu segui em frente.

Outra dica que eu te dou, é que se você assumir esse compromisso com outras pessoas vai ser muito mais difícil pra você largar mão disso! Se compromete com alguém que você se importa!

Então é isso, espero que você tenha gostado!                

Para mais sacadas de PNL acesse:

http://bit.ly/ssl-vip

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