Como Estudar para Provas e Concursos

Como estudar para concurso público e provas

“Como render mais nos estudos? ”; “Como usar a PNL pra concurso público? ”

Bom, o que você precisa pra render mais é primeiro controlar teu estado. No estado você vai controlar pensando em três coisas:

O teu foco: onde você está colocando a tua atenção no momento. Se você está focado em aprender, se está focado na curiosidade ou se está com a cabeça em outro lugar;

A tua linguagem: as palavras, o significado que você está dando pra aquilo;

E a tua fisiologia. Você tem que ter uma postura adequada para o estudo, não largado na cadeira, relaxadão. Isso interfere também.

Então, primeira coisa é o estado emocional. Você tem que estar num ambiente bacana, agradável. Eu já vi gente que rende bem no shopping, chega em casa não consegue estudar. Apesar do barulho geral do shopping, não é com ele, então ele consegue se fechar. Em casa, tem a movimentação da casa e a pessoa acaba se distraindo. O foco dela vai para outros lugares.

Uma outra coisa que você tem que fazer é planejar o que você vai estudar hoje e verificar se você está progredindo. O que mais motiva a gente é o progresso. Principalmente quando o projeto é grande a gente não consegue fazer do dia pra noite, você tem que ter uma forma de medir progresso.

Na medida que percebe o progresso você vai se motivando, vai se sentindo melhor e mais motivado pra continuar estudando.

Eu quando fiz concurso público, eu media o meu progresso por simulados. Eu planilhava tudo aquilo. Eu tinha o ambiente, controlava o meu estado, eu tinha um planejamento de estudo e eu planilhava.

Eu estudava uma matéria e depois ia testar o meu conhecimento.

“Ah! Tirei cinco! ”. Mas, como eu fui ontem? Como eu estava na semana passada? “Ah! Estava com quatro! ”. Poxa, legal…progredi! Ainda falta muito mas progredi de antes pra agora! Então, eu fui controlando isso…chegou no final do período de estudos em sete meses que eu estudei eu fiz doze mil testes!

Não é à toa que eu entrei na primeira lista de um concurso bem concorrido.

Outra coisa é fazer aquela ponte para o futuro, você se imaginar no ambiente da prova porque na prova é diferente. Uma coisa é você estudar no teu ambiente seguro, outra coisa é lá.

Você tem que ir pra lá, imaginar como vai ser, ir preparado!

Um dia antes da prova eu já fazia o caminho pra não ter “chabú”!

Eu fazia um ensaio mentalmente e imaginava: “Bom, vou chegar meia hora antes, vou sentar, vou ouvir uma música, não vou fazer revisão, vou relaxar, vou comer um negócio…” então, levava uma mochilinha com comida, com remédio; eu me preparei pra todos os cenários de maneira que eu tivesse lá totalmente preparado e sabendo o que ia acontecer!

Chegou lá é óbvio… eu estava no meu melhor estado.

Outra coisa que eu fazia também era usar técnicas de memória.

Tem uma técnica bacana que é o “Palácio da Memória”. Você vai imaginando as informações e vai colocando as informações em algum lugar físico. Por exemplo a tua casa: “Ah! Essa informação aqui eu vou colocar no meu criado mudo! Essa informação eu vou colocar nesse quadro que eu tenho aqui! ”

Quando você precisa resgatar, anda na tua casa, mentalmente, e busca a informação: “Aquela informação tá naquele quadro! ”

Outra coisa é fazer filmes mentais. Se você assistir a palestra do Sid Jacobson, entrevista que eu fiz com ele, vai ver que não é só decorar o que está escrito, não é isso que é estudar; que é aprender! Você tem que fazer filmes mentais daquilo que você está estudando. Tá estudando, por exemplo, Direito, poxa! Direito é um negócio abstrato! Conta uma historinha, imagina o cara lá assassinando a outra, faz o agravante, faz uma historinha na sua cabeça! Só ler palavras não funciona.

Então, essas são as minhas dicas de como estudar para concurso e provas!

Espero que eu tenha ajudado!

Se você gostou desse conteúdo, comenta, compartilha!

Isso me motiva a trazer mais pra você!

Ah, inscreva-se também em meu Canal do Youtube!

Até a próxima, valeu!

André Sampaio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.