A influência das expectativas

A influência das expectativas

Quando estive em Washington D.C., aguardando meus mentores no saguão do hotel, Wyatt Woodsmall e Marilyne Woodsmall para almoçarmos, ele que é um dos primeiros trainers de PNL certificado pelo Bandler, provavelmente foi o primeiro trainer de PNL, estava com uma expectativa enorme e resolvi te passar justamente uma sacada sobre “Expectativa”.

Com a expectativa que a gente tem sobre as outras pessoas, com as pessoas que a gente trabalha, seja nossos filhos, nossos empregados, nossos liderados, pessoas do nosso grupo ou se você é coach ou mesmo o seu coachee, a nossa expectativa interfere e está diretamente relacionada ao resultado. Provavelmente, na década de 80, fizeram um experimento com um grupo de alunos de uma escola padrão.

Pegaram o grupo de alunos e separaram em dois grupos aleatoriamente, grupo A e grupo B. E falaram para os professores da escola assim: o grupo A foram testados e são comprovadamente mais inteligentes que o grupo B. Os professores, com essa expectativa de que o grupo A era mais inteligente, deu outro tratamento e o resultado foi que no final do ano todos os alunos do grupo A tiveram uma nota muito superior aos alunos do grupo B.

Lembrando, que era mentira, eles não eram mais inteligentes. A única coisa que fez a diferença foi a expectativa que os professores tinham em relação a esse grupo. Depois ainda, fizeram a mesma experiência com ratos de laboratório.

Pegaram um grupo de ratos e separaram, grupo A e grupo B, falaram para os cientistas…esse grupo de ratos, é geneticamente modificado esses ratos são comprovadamente mais inteligentes do que os outros. Adivinha só! Obviamente os ratos do grupo A tiveram resultados melhores em todos os testes.

A grande sacada é que a sua expectativa em tudo que você tem em relação as pessoas vai interferir diretamente no resultado. Tanto para o bem, como para o mal. Se você tiver uma expectativa positiva e acreditar que aquela pessoa pode, que ela tem os recursos necessários isso vai interferir positivamente. Se você acreditar a pessoa não consegue, não pode, é limitada, isso também vai interferir.

Então é isso…eu fico por aqui, e muito em breve vou ter mais conteúdo. Espero conseguir fazer uma entrevista com Wyatt  Woodsmall hoje!

André Sampaio

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.